Total de visualizações de página

POR APENAS UM PIX DE UM 1.00 REAL . VC PODE AJUDAR A MANTER ESSE BLOG.

POR APENAS UM PIX DE UM 1.00 REAL . VC PODE AJUDAR A MANTER ESSE BLOG.
EXISTE UM CUSTO PARA MANTER ESSE BLOG COMO : INTERNET, MATERIAL, ARMAZENAMENTO DOS ARQUIVOS NO DRIVE DO GOOGLE POIS AGORA TUDO TEM UM CUSTO OBRIGADA.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

EXERCÍCIOS DE PRONOMES

NÃO ADIE MAIS. COMECE AGORA E VEJA-SE COMO UMA PESSOA DE SUCESSO.

Exercícios


Resultado de imagem para TABELA DE PRONOMES





01) Assinale a alternativa incorreta:

a) Seria mais econômico para mim vender o carro


b) Pesam sérias acusações sobre mim e ti


c) Depois do espetáculo, todos queriam falar 

consigo

d) Tenho certeza, porque ela falou com nós mesmos

e) Ainda cantas aquelas músicas? Canta-as para nós.

02) Complete as lacunas abaixo (veja o quadro a seguir):


01._______________carro que dirijo não é meu


02._______________teu fascínio é que me apaixona


03. _______cadeiras que usamos são confortáveis, mas __________do Teatro Nacional são bem melhores.


04. ______de vês lá em alto-mar é a tempestade, o ciclone


05. De todos os livros que li _____aqui foi o mais complicado


06. Paula, de quem é _____ moto que o teu irmão dirige?


07. Os tipos de predicado são _______: nominal, verbal e verbo-nominal


08. Você, que está no Chile, poderia me dizer quantos brasileiros vivem ______ país


09. Sei que vou alcançar meus objetivos e __está bem próximo


10. O que você quis dizer com ______?


11. _________ que eles estão fazendo é crime de lesa-pátria

12. Ao observar o juiz e o bandeirinha, percebi que ______ confirmou o sinal que _____lhe fizera, e
anulo o nosso gol

03) Assinale a alternativa que não apresenta pronome indefinido ou locução:

a) Jamais houve qualquer manifestação de apreço ou de desdém

b) Não faças a outrem o que não queres par ti

c) Racionamento é sinal de menos progresso

d) É mister que se façam bastantes exercícios

e) Não moro na fazenda porque lá a vida é muito monótona

04) Assinale a alternativa em que não ocorre pronome interrogativo:

a) Ainda não sei quem escreveu aquele bilhetinho

b) Aonde você quer chegar com tanta pressa?

c) Poderias me dizer qual será o teu próximo passo

d) Que lhe parece esta programa? Fácil? Difícil?

e) Que é que o senhor está fazendo?

05) Assinale a alternativa que contenha, respectivamente, um pronome pessoal do caso reto ( sujeito) e um do caso oblíquo ( objeto direto):

a) Eu comecei a reformar a natureza por esta passarinho

b) E mais uma vez me convencia da “tortura” destas coisas

c) Todos a ensinavam a respeitar a natureza

d) Ela os ensina a fazer ninhos nas árvores

06) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da frase:

As crianças, _________ enorme capacidade de criar devem ser 
continuamente exercitada, encontram variados meios de escapar do mundo _____imperam as leis de objetos industrializados.

a) cuja, em que

b) cujas, onde

c) a cuja, para que

d) cuja a, em que

07) A carta vinha endereçada para ______e para _____: _____é que abri.

a) mim, tu, porisso

b) mim, ti, porisso

c) mim, ti, por isso

d) eu, ti, por isso

08) Assinale o período com erro relacionado ao emprego dos pronomes relativos:

a) O livro a que me referi é este

b) Ele é uma pessoa de cuja honestidade ninguém duvida

c) O livro em cujos os dados nos baseamos é aquele

d) A pessoa perante a qual compareci foi muito agradável

09) São excelentes técnicos, _______ colaboração não podemos prescindir.

a) cuja

b) de cuja

c) que a

d) dos quais a

10) Em Ajeito-lhe as cobertas, o pronome lhe exerce a mesma função em que:

a) Luz sempre lhe afugenta o sono

b) O irmão dizia-lhe para ser sério

c) Vinha-lhe, então, a raiva

d) Sempre lhe negavam uma resposta

11) Por favor, passe _______caneta que está aí perto de você; ________ aqui não serve para __________ desenhar.

a) essa, esta, eu

b) esta, esta, mim

c) essa, essa, eu

d) essa, esta, mim

12) Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo:

1. Não foi essa a pessoa ___aludi

2. Há fatos ________nunca nos esquecemos

3 Itaipu foi uma das obras _______construção mais comprometeu o orçamento nacional 

4. A conclusão ____chegou não tem o menor fundamento

5. O conferencista, _______ conhecimentos desconfiávamos, foi infeliz 
em suas colocações

a) à qual, de que, em cuja, a que, de cujos

b) a que, de que, cuja, a que, de cujos

c) a qual, dos quais, com cuja, a qual, dos quais

d) a quem, que, em cuja, à qual, em cujos

13) Assinale o item em que não ocorre pronome pessoal reflexivo:

a) Os amigos olharam-se emocionados

b) A criança feriu-se com o lápis

c) Ofereceu-se um prêmio ao atleta

d) Olhou-se no espelho e assustou-se com seu ar doentio

14) Assinale o único item correto:

a) Vou consigo ao teatro hoje.

b) Esta pesquisa é para mim fazer?

c) Nada de sério houve entre eu e tu

d) O diretor conversou com nós dois

15) Em “V.M. é esperado no salão nobre”, o pronome refere-se a um:

a) Duque

b) Príncipe

c) Imperador

d) Arquiduque

16) Assinale o item que apresenta um erro:

a) Esta carta, desejo mantê-la em segredo

b) V.Exª quer que mande subir vossa bagagem

c) Eu sei que há muitas pessoas que não concordam conosco

d) Prometeu que falará com nós todos

17) Assinale as frases abaixo:

1. Não houve desentendimentos entre mim e ti

2. Deixem-me explicar o que houve

3. Para mim, aceitar essa condição é humilhante

a) Todas estão corretas

b) 1 e2 estão corretas

c) 2 e 3 estão corretas

d) 1 e 3 estão corretas

18) Assinale a alternativa incorreta:

a) Percebi que o plano era para eu desistir do jogo

b) Não vá sem mim ao cinema

c) Já houve discussões entre eu e você em outras ocasiões?

d) Pesam suspeitas sobre você e mim.

19) Assinale a frase em que há pronome possessivo substantivo:

a) Você já preparou sua mochila

b) Ele aparenta ter seus trinta anos

c) Lembre-se de responder à minha carta

d) Este é o meu carro, onde está o seu

20) Assinale o item que apresenta algum erro:

a) Remeti ao nosso representante os documentos e promissórias

b) Vossa Senhoria examinou nosso pedido de exoneração?

c) Vossa Excelência provocou polêmicas com vosso discurso ontem

d) Seus amigos e amigas me convidaram para a recepção

Nas questões de nº 21 a 30 classifique as palavras O, A, OS, AS de acordo com o seguinte código:

a - pronome pessoal oblíquo

b - pronome demonstrativo

c - artigo definido

21) ( ) Você conhece a menina que acaba de chegar?

22) ( ) Não a vejo há muitos anos

23) ( ) Seu belo sorriso, eu ainda o guardo na lembrança

24) ( ) Não sei o que lhe aconteceu

25) ( ) Não use esta toalha; que a que está no armário

26) ( ) Neste horário o diretor costuma sair

27) ( ) Não há o que temer neste caso

28) ( ) Os que quiserem participar do jogo, levantem a mão

29) ( ) O momento da desforra não deve demorar

30) ( ) Peque este pacote e leve-o ao ministro

31) Em todas as frase há um pronome demonstrativo, exceto em:

a) Eu não posso fazer esse trabalho

b) Todos a acharam simpática

c) Não esperava encontrar tal pessoa

d) Meus amigos prepararam esta bela surpresa

32) Assinale a única frase em que há um pronome demonstrativo combinado com preposição:

a) Eles foram à igreja acompanhar os noivos

b) Ninguém conhecia os candidatos: votaram no que pareciam mais 
simpático.

c) O prejuízo da companhia é o que me preocupa agora

d) Qualquer um dos alunos é capaz de resolver esta questão

33) Assinale a alternativa sem pronome indefinido:

a) Fui à livraria e comprei vários livros técnicos

b) Espero que isto não aconteça mais a ninguém

c) Quaisquer dúvidas serão esclarecidas pelo professor

d) Estava me pareceu a pessoa certa para o serviço

34) Assinale o item em que o pronome foi corretamente analisado:

a) Ela esta conversando com alguns colegas. (pronome indefinido 
Substantivo)

b) Ele foi ver o que estava acontecendo (pronome. Pessoal)

c) As notícias deixaram-na feliz. (pronome demonstrativo adjetivo)

d) Todos são responsáveis pelo sucesso (pronome indefinido substantivo)

35) O pronome não foi corretamente analisado. Assinale:

a) Qualquer problema o abala. (pronome indefinido)

b) É claro que eu os conheço. (pronome demonstrativo)

c) Explique-me o que houve (pronome demonstrativo)

d) Não lhe diga nada (pronome pessoal)

36) Em todos os itens foram destacados pronomes, exceto em:

a) Certas notícias nos deixam vagamente preocupados

b) Alguma coisa aconteceu na cidade

c) Todo mundo sabe que isso é boato

d) Veja se o cálculo está certo


37) Em “Nem tudo que reluz é ouro”, a palavra destacada é:

a) pronome adjetivo demonstrativo

b) pronome adjetivo indefinido

c) pronome substantivo indefinido

d) pronome relativo

38) “Contaram-me casos que nunca mais esquecerei”, a palavra destacada é:

a) pronome adjetivo indefinido

b) pronome relativo

c) pronome substantivo demonstrativo

d) pronome substantivo possessivo

39) “Desejo uma fotografia como esta, o senhor vê? - como esta: em que sempre me via com um vestidos de eterna festa”

( C. Meireles)

- O pronome “esta”, que ocorre repetido no texto, indica:

a) algo próximo à pessoa de fala

b) algo próximo a pessoa de quem se fala.

c) algo próximo à pessoa com quem se fala

d) algo próximo ao leitor

40) “Sabino teve medo do que o homem ia dizer”, o temo destacado é:

a) preposição

b) preposição de + artigo o

c) preposição de + pronome o

d) pronome demonstrativo ( daquilo)

41) Assinale o emprego incorreto do pronome demonstrativo:

a) A mulher é mais tolhida socialmente que o homem. A este se permitem 
direitos que se negam àquela

b) Em 1944 ainda havia guerra. Esta época traumatizou a humanidade.

c) O que dizer dessas opiniões que acabaste de expor

d) Estes documentos que tenho aqui comigo, não os revelarei tão cedo

42) Assinale a alternativa em que o emprego dos demonstrativos não esteja de acordo com a norma culta:

a) Não consegue entender-se consigo mesma.

b) Vocês são os mesmo de sempre

c) Vossa Excelência mesma garantiu o contrato

d) Vós próprias recomendastes o moço para o cargo

43) Assinale o item em que o pronome relativo destacado não poderia ser substituído pelo pronome que:

a) Nasceu uma nova teoria da qual temos pouco conhecimento

b) Fui visitar o lugar no qual nasci

c) Divulgaram os critérios segundo os quais seriam julgados

d) Discutiam-se as razões pelas quais se demitiu o ministro.

44) “E cada qual que se retraísse: todos tinham a impressão do perigo; ninguém queria expor-se a queimar a roupa. “No período há:

a) três pronome substantivo demonstrativos

b) três pronome substantivo indefinidos

c) dois pronome substantivo e um pronome adjetivo indefinido

d) três pronome adjetivos indefinidos

45) Assinale a frase sem pronome interrogativo:

a) Tem certeza de que ela chora, em vez de rir?

b) Meu relógio parou. Pergunto-lhe quantas horas são?

c) Que é que manda mais, Constituição ou Declaração?

d) Quem importa a paisagem, a glória, a baía, a linha do horizonte?

46) Assinale o item com erro no emprego do pronome demonstrativo:

a) Maria, quem é esse jovem que está com você?

b) “Amai-vos uns aos outros”! são estas as verdadeira palavras.

c) 1977, como foi bom aquele ano!

d) Não concordo com aquelas palavras que José pronunciou.

47) Assinale a alternativa que contém a abreviatura da “ expressão de tratamento ”correspondente ao título enumerado:

a) Papa ......................................... V. S.ª.

b) Juiz ......................................... V. Em ª

c) Reitor ......................................V. Magª

d) Coronel ...................................V. Exª

48) Aponte a letra em que o “se” dá apenas a idéia de reflexibilidade:

a) Não se dorme naquela lugar

b) Falam-se verdades, brincando

c) Fique, não se vá

d) Você se alegra com minha chegada?

49) V. Exª ________ que posso __________ ?

a) julgais – auxiliá-lo

b) julga – auxiliar-vos

c) julga – auxiliá-lo

d) julgais – auxiliar-vos

Respostas Sobre Pronomes
01. C
02. 1. Este
2. Esse
3. Estas - aquelas
4. Aquilo
5. Este
6. Aquela
7. Estes
8. Nesse
9. Isso
10. Isso
11. Aquilo
12. Aquele - este
03. E
04. B
05. D
06. A
07. C
08. C
09. B
10. A
11. A
12. B
13. C
14. D
15. C
16. B
17. A
18. C
19. D
20. C
21. C
22. A
23. A
24. B
25. B
26. C
27. B
28. B
29. C
30. A
31. B
32. B
33. D
34. D
35. B
36. D
37. C
38. B
39. A
40. C
41. B
42. B
43. C
44. B
45. A
46. B
47. C
48. D
49. C

Nenhum comentário: