Total de visualizações de página

POR APENAS UM PIX DE UM 1.00 REAL . VC PODE AJUDAR A MANTER ESSE BLOG.

POR APENAS UM PIX DE UM 1.00 REAL . VC PODE AJUDAR A MANTER ESSE BLOG.
EXISTE UM CUSTO PARA MANTER ESSE BLOG COMO : INTERNET, MATERIAL, ARMAZENAMENTO DOS ARQUIVOS NO DRIVE DO GOOGLE POIS AGORA TUDO TEM UM CUSTO OBRIGADA.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

MÉTODO PRÁTICOS DE CRASE.....







MÉTODO PRÁTICO DE CRASE


SUBSTITUIR OS PRONOMES, RESPECTIVAMENTE, POR “ISTO” OU “ESTE”, OBSERVANDO A PRESENÇA OU NÃO DA PREPOSIÇÃO.

AQUILO> ISTO= AQUILO
AQUELE> ESTE=AQUELE
AQUILO> A ISTO=ÀQUILO
AQUELE> A ESTE= ÀQUELE



EXEMPLOS: O POVO NÃO OBEDECIA AQUELA (?) LEIS.
O POVO NÃO OBEDECIA A ESTAS LEIS.
O POVO NÃO OBEDECIA ÁQUELAS LEIS.


EXEMPLO: NINGUÉM ACEITOU AQUILO(?).
NINGUÉM ACEITOU ISTO.
NINGUÉM ACEITOU AQUILO.

MÉTODO PRÁTICO PARA SABER SE HÁ ARTIGO

SE ESTOU NA OU VOLTO DA, PODE HAVER CRASE NO ª
SE ESTOU EM OU VOLTO DE , CRASE PRA QUÊ?

Crase


A + A = À
A + AQUELA = ÀQUELA
A + AQUELE = ÀQUELE
Regra geral – usa-se ( ` ) antes de nomes femininos.


- Retornou à igreja.
Retornou ao templo.

- Nomes própios femininos:
a) De pessoa:
Refiro-me a Lara. (facultativo a crase)
Refiro-me à charmosa Lara.  crase
Refiro-me à Lara, minha noiva.  obrigatória

b) De pessoa histórica – (não se usa crase)
Fez referência a Joana D’Arc.
Refiro-me a Maria Ortiz.

c) De lugar
Retornei à Paraíba.
Iremos a Cariacica.
Macete: Trocar por
EM - NA
DE - PELA
POR - DA
 
Não usa usa


Obs.: 1) Se o nome de lugar vir modificado, então, usaremos crase.
Iremos à charmosa Cariacica.
Retornaremos à Fortaleza dos bravos tapuias.


2) ESFIHA - países e continentes femininos  facultativo
Essa regra funciona com todos países e continentes que comecem com as letras de ESFIHA.


1. Crase de preposição a + artigo a/as
A regra geral determina que ocorrerá crase:

1) Se o termo regente exigir a preposição a: chegar a, contrário a.
2) Se o termo regido aceitar o artigo a/as: a escola, a idéia.

Cheguei à escola.
Sou contrário à idéia de trabalhar em casa.

Mas, se ocorrerem essas duas condições, não haverá crase:

Conheço a escola.

No exemplo acima não ocorre a crase porque falta a primeira condição: o termo regente não exige preposição.

Cheguei a Curitiba.

No caso acima, não ocorre a crase porque falta a segunda condição, ou seja, o termo regido não aceita artigo.

2. Dicas
Há duas dicas simples que ajudam a saber quando ocorre crase:

1) Substituir a palavra feminina por outra masculina. Se ocorrer a forma ao é sinal de que a crase:

Fui a sala (?). Fui ao salão

Portanto, o correto é: Fui à sala.

Estavam frente a frente (?). Estavam lado a lado.

Portanto, o correto é: Estavam frente a frente.




2) Substituir a preposição a por outras, tais como para, de, em. Se o artigo aparecer é sinal de que ocorreu crase:

Fui a Itália (?). Fui para a Itália.

Portanto, o correto é: Fui à Itália.

Fui a Cuba (?). Fui para Cuba.

No exemplo acima o artigo não aparece. Portanto, o correto é: Fui a Cuba.

3. Casos facultativos
Pode ou não ocorrer crase:

3) Antes de nomes próprios femininos:

Referiu-se à Luísa ou Referiu-se a Luísa

4) Antes de pronomes possessivos femininos:

Referiu-se a tua mãe ou Referiu-se à tua mãe

Atenção: nesses e em outros casos semelhantes, as dúvidas também podem ser resolvidas pelas mesmas dicas explicadas no item 2.

4. Crase antes de pronomes
5) Antes dos pronomes a que, a qual
Ocorre crase se o masculino correspondente for ao que, ao qual

Esta cerveja é superior à que você comprou.
Este vinho é superior ao que você comprou.

Esta é a decisão à qual chegamos.
Este é o ponto ao qual chegamos.



6) Antes dos pronomes aquele(s), aquela(s), aquilo.
Ocorre crase sempre que o termo regente exigir preposição a:

Fui àquele comício.
Sou avesso àquela idéia.

5. Expressões adverbiais, prepositivas e conjuntivas femininas
Sempre ocorre crase nestas expressões: às duas horas; à tarde; à direita; à esquerda; às vezes; às pressas; à frente de; à medida que...

Atenção: além dos casos acima, algumas expressões recebem o acento grave, mesmo que não haja a união de duas vogais, ou não ocorra a crase. Este é um recurso normalmente usado para tornar a frase mais clara:

Cortar à faca / vender à vista / bordar à mão

Casos Especiais:
a distância
Borges e Arthur falavam a distância.
Borges e Arthur falavam à distância de 2 cm.

a moda
Comiam arroz à carreteiro.
Vítor usa cabelos à Clodovil.

Hora
Chegamos às sete horas.
Chegarei daqui a uma hora. a duas horas.
Casa
Cheguei a casa cedo.
Irei à casa de Danielle.
à casa de verde.
terra  em oposição o ar, água, ou bordo, não se usa crase.
Os urubus vêm a terra pousar.
Os nautas desceram a terra.
Irei à terra de meus avós.
Quando mortos desceremos à terra.




Crase Facultativa:
Nome próprio feminino de pessoa não-especificado.
Refiro-me à Rafaela.
a
ESFIHA
Até a = até à
Antes de pronome possessivo adjetivo feminino.
Refiro-me a minha irmã e não à sua. à






Crase Proibida:
7) Antes de nomes masculinos
Referia-se a Demóstenes.

8) Antes de verbo
Romero ficou a ver navios.

9) Entre palavras repetidas
Romero e André ficaram frente a frente.

10) Antes de pronomes
a) oblíquo tônico
Referia-se a ela.
Dirigia-se a mim.

b) de tratamento
Referia-se a Vossa Excelência.
Falei à senhorita.

c) Demonstrativos
Falei a esta moça.
Falei a este rapaz.

d) Indefinidos
Referia-se a cada aluna.
Falava a ninguém.

e) relativos (quem, cujo, cuja)
Esta é a aluna a quem me referi.
Esta é a cantora a cuja voz referi-me

f) relativo (que)
Dirigiu-se a loja a que me referi.
Disse a que chegou coisas boas.



Nenhum comentário: