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sábado, 25 de janeiro de 2014

EXERCÍCIOS GERAL DE PORTUGUÊS

    190 EXERCÍCIOS




1. (IBGE) Assinale a frase cuja lacuna pode ser preenchida corretamente por qualquer um dos dois termos entre parênteses:
As meninas e os meninos ficaram ......... . (alarmados / alarmadas)
Os sapatos e as meias ....... devem estar sempre bem limpos. (brancos / brancas)
São descabidas ....... ameaças. (qualquer / quaisquer)
O Brasil ainda não está ....... com o negro. (quite / quites)
Índios pescariam nas águas ....... do rio tranqüilo. (azul-céu / azuis-céus)

2. (UC-BA) Você sabe ....... razão o chefe pediu para ....... fazer o serviço.
a) por que - mim d) porque - eu
b) porque - mim e) por que - eu
c) por quê - mim

3. (FUVEST) Dentre as seguintes frases, assinale aquela que não contém ambigüidade:
a) Peguei o ônibus correndo.
b) Esta palavra pode ter mais de um sentido.
c) O guarda deteve o suspeito em sua casa.
d) O menino viu o incêndio do prédio.
e) Deputado fala da reunião do Canal 2.

4. (ITA) Dada as sentenças:
1. Doeu-lhe fundo a perca do inestimável amigo.
2. Escolhi João para ser meu testemunha.
3. Se você não pode resolver o problema, tão pouco o posso eu.
Deduzimos que:
a) apenas a sentença nº 1 está correta d) todas estão corretas
b) apenas a sentença nº 2 está correta e) n.d.a
c) apenas a sentença nº 3 está correta

5. (MACK) Assinale a alternativa que completa o período: ....... anos que não ....... vejo e só daqui ....... um mês poderei ....... .
a) Fazem - a - a - lhe abraçar d) Faz - lhe - há - abraçá-la
b) Faz - lhe - - te abraçar e) Faz - a - a - abraçá-la
c) Fazem - a - - abraçá-la

6. (SANTA CASA) A carta vinha endereçada para ....... e para .......; ....... é que a abri.
a) mim - tu - por isso d) eu - ti - porisso
b) mim - ti - porisso e) eu - tu - por isso
c) mim - ti - por isso

7. (OSEC) Assinalar a frase gramaticalmente correta:
a) Quando ele vir esse documento, reagirá imediatamente.
b) Quando ele ver esse documento, reagirá imediatamente.
c) Quando ele vir este documento, reagirá imediatamente.
d) Quando ele ver este documento, reagirá imediatamente.
e) Quando ele vir esse documento, reajirá imediatamente.

(FGV) Instruções para as questões 8 a 11. Verifique em cada questão qual é a alternativa correta, considerando, também, erros de ortografia e acentuação. Não há erros de pontuação.
8.
  1. Qualquer que fossem as conseqüências desse ato tresloucado, sempre restaria as dores da separação por ele provocada.
  2. Qualquer que fosse as conseqüências desse ato tresloucado, sempre restaria as dores da separação por ele provocada.
  3. Qualquer que fossem as conseqüências desse ato tresloucado, sempre restariam as dores da separação por ele provocadas.
  4. Quaisquer que fossem as conseqüências desse ato tresloucado, sempre restariam as dores da separação por ela provocado.
  5. Quaisquer que fossem as conseqüências desse ato tresloucado, sempre restariam as dores da separação por ele provocadas.
9.
  1. Quedava-se prostada e exangue, mòrmente nos dias mais quentes do verão.
  2. Quedava-se prostada e exangüe, mormente nos dias mais quentes do verão.
  3. Quedava-se prostada e exangue, mormente nos dias mais quentes do verão.
  4. Quedava-se prostrada e exangue, mormente nos dias mais quentes do verão.
  5. Quedava-se prostrada e exangüe, mòrmente nos dias mais quentes do verão.
10.
  1. As pessoas tem normalmente a vontade cerceada e vêm com maus olhos as tentativas de liberação política.
  2. As pessoas tem normalmente a vontade cerceiada e vêm com maus olhos as tentativas de liberação política.
  3. As pessoas tem normalmente a vontade cerceada e vêem com maus olhos as tentativas de liberação política.
  4. As pessoas têm normalmente a vontade cerceada e vêm com maus olhos as tentativas de liberação política.
  5. As pessoas têm normalmente a vontade cerceada e vêem com maus olhos as tentativas de liberação política.
11.
  1. As vezes, lá em casa, um simples telefonema podia suscitar a ocorrência de um cataclisma.
  2. Às vezes, lá em casa, uma simples telefonema podia suscitar a ocorrência de um cataclismo.
  3. As vezes, lá em casa, um simples telefonema podia sucitar a ocorrência de uma cataclisma.
  4. Às vezes, lá em casa, um simples telefonema podia suscitar a ocorrência de um cataclismo.
  5. As vezes, lá em casa, um simples telefonema podia sucitar a ocorrência de um cataclisma.
12. (PUC-RS) A alternativa com redação correta é:
  1. A correspondência a que veio anexa a lista de livros à respeito dos problemas da comunicação extraviou-se.
  2. A correspondência à qual veio anexo a lista de livros a respeito dos problemas da comunicação extraviou-se.
  3. A correspondência a que veio anexa a lista de livros a respeito dos problemas da comunicação extraviou-se.
  4. A correspondência a que veio anexa a lista de livros a respeito dos problemas da comunicação extraviou-se.
  5. A correspondência, a qual veio em anexo a lista de livros a respeito dos problemas da comunicação, extraviou-se.
13. (PUC-RS) A alternativa com melhor redação, considerando correção, clareza e concisão, é:
  1. A única medida para melhorar o desempenho lingüístico do aluno é que deveria ser exigido em todos os níveis aulas práticas de língua portuguesa.
  2. Deveria ser exigido, em todos os níveis, aulas práticas de língua portuguesa. Esta seria a única medida para melhorar o desempenho lingüístico dos alunos.
  3. Ministrar aulas práticas de língua portuguesa em todos os níveis é a única medida para melhorar o desempenho lingüístico dos alunos.
  4. Aulas práticas de língua portuguesa deveriam ser ministradas como única medida em todos os níveis para melhorar o desempenho lingüístico dos alunos.
  5. Para melhorar o desempenho lingüístico dos alunos em todos os níveis deveriam ser ministradas aulas práticas de língua portuguesa. Esta seria a única medida.
14. (SANTA CASA) Esta questão apresenta cinco propostas diferentes de redação. Assinale a letra que corresponde à melhor redação, considerando correção, clareza e concisão:
a) Mesmo que me peçam não vou, pois, tenho mais que fazer.
b) Mesmo que me peçam, não vou, pois tenho mais que fazer.
c) Mesmo que me peçam, não vou, pois tenho: mais que fazer.
d) Mesmo que me peçam: não vou pois tenho mais, que fazer.
e) Mesmo que me peçam não vou pois tenho mais que fazer.

15. (CESESP-PE) Assinale o único item em que o emprego do infinito está errado:
a) Deixei-os sair, mas procurei orientá-los bem.
b) De hoje a três meses podes voltar aqui.
c) Disse ser falsas aquelas assinaturas.
d) Depois de alguns instantes, eles parecia estarem mais conformados.
e) Viam-se brilhar as primeiras estrelas.

16. (FUVEST) Das frases adiante, a única inteiramente de acordo com as normas gramaticais é:
  1. Os votos e as sentenças do ministro, por mais que se os vejam de prismas diversos, atestam cultura jurídica indiscutível.
  2. Soltam rojões contra o gabinete do ministro e depois se cotizam para pagar os vidros que a explosão dos rojões quebraram.
  3. O maestro diz que lhe dói os ouvidos quando escuta uma nota desafinada.
  4. Deve haver uma lei geral e devem haver leis especiais.
  5. Nós é que, senhor Presidente, não podemos concordar com tal ilegalidade.
17. (CESCEM) Até hoje não fizemos ....... ao talento ....... artista.
a) juz / dêsse d) jús / desse
b) júz / desse e) jus / desse
c) jus / dêsse

18. (FUVEST) Era para ....... falar ....... ontem, mas não ....... encontrei em parte alguma.
a) mim - consigo - o d) mim - contigo - te
b) eu - com ele - lhe e) eu - com ele - o
c) mim - consigo - lhe

19. (FUVEST) Assinale a alternativa que preencha corretamente os espaços: Posso informar ..... senhores ..... ninguém, na reunião, ousou aludir ..... tão delicado assunto.
a) aos - de que - o d) os - que - à
b) aos - de que - ao e) os - de que - a
c) aos - que - à

20. (CESCEM) Imbuído ..... preconceitos, com tendência ..... intolerância, era impermeável ..... qualquer influência.
a) com - pela - contra d) com - para - à
b) por - à - a e) de - pela - ante
c) de - à - a

21. (MACK) Apontar, entre as alternativas abaixo, a que relaciona os elementos que preenchem corretamente as lacunas do seguinte texto: "A ida dos meninos ..... casa da fazenda fez ..... que o velho, sempre intolerante ..... crianças e fiel ..... seu costume de assustá-las, persistisse ..... busca ..... um plano para pô-las ..... fuga."
a) à - com - com - a - na - de - em
b) para - a - às - em - na - a - na
c) na - em - das - do - com - por - de
d) a - em - de - com a - para - com
e) à - com - nas - à - com - por - em

22. (FGV) Assinale a alternativa correta:
a) Vá, mulher, mexa-te, já faz duas horas que te aguardo.
b) Vai, mulher, mexe-se, já fazem duas horas que a aguardo.
c) Vai, mulher, mexe-te, já faz duas horas que te aguardo.
d) Vá, mulher, mexa-se, já fazem duas horas que te aguardo.
e) Vai, mulher, mexe-te, já fazem duas horas que aguardo-te.

23. (FGV) Logo ..... salões muito amplos e ainda ..... o gemer dos cativos.
a) atrás se vêm / ouve-se d) atras se vem / houve-se
b) atrás se vêem / se ouve e) atras se vêem / se ouvem
c) atraz se vêm / se houve

24. (FGV) Quando as beatas, ..... fiéis, ..... de escrúpulos, ..... .
a) que eram-no / iam falar-lhe / escandalisava-se
b) cujas o eram / iam-no falar / escandalizava-lhes
c) que lhe eram / lhe iam falar / escandalizava-se
d) que o eram / iam falá-lo / escandalizava-se
e) que lhe eram / iam-no falar / escandalisava-se

25. (FGV) Esta circunstância ....., tornando ..... uma manobra arrojada, ..... irrealizável.
a) o salvou / factível / quasi d) salvou-o / factível / quase
b) salvou-lhe / factivel / quase e) salvou-lhe / factível / quase
c) salvou-o / factivel / quase

26. (FGV) E cortadas, deste modo, as guarnições das que ..... a espaços pela linha de ....., ..... inesperadamente.
a) se sucediam / cumeadas / abandonaram-nas
b) se sucediam / comiadas / abandonaram-nas
c) sucediam-se / comeadas / as abandonaram
d) se sucediam / cumiadas / as abandonaram
e) sucediam-se / cumeadas / abandonaram-nas

27. (FGV) ..... a falar-....., como se ..... aqui.
a) Cingirei-me / vos / estivesses
b) Cingir-me-ei / vos / estivésseis
c) Cinjir-me-ei / lhes / estaríeis
d) Me cingirei / vos / estásseis
e) Cingir-me-ei / lhes / estivesses

28. (FGV) Assinale a correta:
  1. Dizei o que quiserem! Filhas minhas é que eu não lhes dava a esses malandros.
  2. Digam o que quizerem! Filhas minhas são que eu não os dava a esses malandros.
  3. Dizei o que quiserdes! Filhas minhas é que eu não dava-lhes a esses malandros.
  4. Dizei o que quizerdes! Filhas minhas são que eu lhes não dava a esses malandros.
  5. Digam o que quiserem! Filhas minhas é que eu lhes não dava a esses malandros.
29. (FUVEST) Assinale a alternativa gramaticalmente correta:
a) Não o conheço; como se atreve a falar-me?
b) Não lhe conheço; como se atreve a falar-me?
c) Não lhe conheço; como te atreves a me falar?
d) Não o conheço; como atreves-te a me falar?
e) Não o conheço; como se atreves a falar-me?

30. (FGV) Não, não! Que ..... favor, .....; ..... sorrindo.
a) a - a - acrescentou d) a - há - acrecentou
b) há - há - acrescentou e) há - a - acrescentou
c) à - há - acrescentou

(FGV) Instruções para as questões 31 a 45: Verifique em cada uma, a alternativa correta, considerando, também, erros de ortografia e acentuação. Não há erros de pontuação.
31.
  1. Todo o que a mãe goza é bem do filho, espêlho em que mira-se a afortunada, luz que põe-lhe nos olhos novo brilho.
  2. Todo o que a mãe goza é bem do filho, espelho em que se mira a afortunada, luz que lhe põe nos olhos novo brilho.
  3. Todo o que a mãe goza é bem do filho, espêlho em que se mira a afortunada, luz que lhe põe nos olhos novo brilho.
  4. Todo o que a mãe goza é bem do filho, espelho em que mira-se a afortunada, luz que lhe põe nos olhos novo brilho.
  5. Todo o que a mãe goza é bem do filho, espelho em que se mira a afortunada, luz que põe-lhe nos olhos novo brilho.
32.
  1. As palavras saíam-lhe da boca engroladas: eram como um murmúrio, todos tinham os olhos extáticos.
  2. As palavras saiam-lhe da boca engroladas: eram como um murmúrio, todos tinham os olhos extáticos.
  3. As palavras saíam-lhe da bôca engroladas: eram como um murmúreo, todos tinham os olhos estáticos.
  4. As palavras saíam-lhe da boca engroladas: eram como um murmúreo, todos tinham os olhos extáticos.
  5. As palavras saíam-lhe da bôca engroladas: eram como um murmúrio, todos tinham os olhos extatícos.
33.
  1. Que conste-me, ainda ninguém relatou o seu próprio delírio: faço-o eu, a ciência mo agradecerá.
  2. Que me conste, ainda ninguém relatou o seu próprio delírio: faço-o eu, a ciência agradecerá-me.
  3. Que conste-me, ainda ninguém relatou o seu próprio delírio: o faço eu, a ciência mo agradecerá.
  4. Que me conste, ainda ninguém relatou o seu próprio delírio: faço-o eu, a ciência mo agradecerá.
  5. Que conste-me, ainda ninguém relatou o seu próprio delírio: faço-o eu, a ciência o agradecer-me-á.
34.
  1. Vives; agora mesmo que ensandecestes, vives; e se a tua consciência rehouver um instante de sagacidade, tu dirás que queres viver.
  2. Vives; agora mesmo que ensandeceste, vives; e se a vossa consciência rehouver um instante de sagacidade, tu dirás que quereis viver.
  3. Vives; agora mesmo que ensandeceste, vives; e se a tua consciência reouver um instante de sagacidade, tu dirás que quereis viver.
  4. Vives; agora mesmo que ensandecestes, vives; e se a tua consciência reaver um instante de sagacidade, tu dirás que quereis viver.
  5. Vives; agora mesmo que ensandeceste, vives; e se a vossa consciência reouver um instante de sagacidade, tu dirás que queres viver.
35.
  1. Não vou à casa de ninguém, vivo aqui metido, nem à janela chego e estou sempre com a casa cheia.
  2. Não vou a casa de ninguém, vivo aqui metido, nem a janela chego e estou sempre com a casa cheia.
  3. Não vou à casa de ninguém, vivo aqui metido, nem a janela chego e estou sempre com à casa cheia.
  4. Não vou a casa de ninguém, vivo aqui metido, nem à janela chego e estou sempre com à casa cheia.
  5. Não vou à casa de ninguém, vivo aqui metido, nem à janela chego e estou sempre com à casa cheia.
36.
  1. A lua circular, pasma, evanescente, surge vaga detraz do nevoeiro denso.
  2. A lua circular, pasmada, evanescente, surge vaga detras do nevoeiro denso.
  3. A lua circular, pasmada, evanescente, surge vaga detrás do nevoeiro denso.
  4. A lua circular, pasma, evanecente, surge vaga detraz do nevoeiro denso.
  5. A lua circular, pasmada, evanecente, surge vaga detrás do nevoeiro denso.
37.
  1. Nesta prova, nem tudo são questões de sintaxe que possam serem respondidas facilmente.
  2. Nesta prova, nem tudo são questões de sintaxe que possam ser respondidas facilmente.
  3. Nesta prova, nem tudo é questões de sintaxe que possa serem respondidas facilmente.
  4. Nesta prova, nem tudo é questões de sintaxe que possa ser respondida facilmente.
  5. Nesta prova, nem tudo é questões de sintaxe que possa ser respondidas facilmente.
38.
  1. Fazem muitos anos que não se via tantas manobras políticas destinadas a ganhar o voto dos eleitores.
  2. Fazem muitos anos que não se viam tantas manobras políticas destinadas a ganhar o voto dos eleitores.
  3. Fazem muitos anos que não se viam tantas manobras políticas destinadas à ganhar o voto dos eleitores.
  4. Faz muitos anos que não se via tantas manobras políticas destinadas a ganhar o voto dos eleitores.
  5. Faz muitos anos que não se viam tantas manobras políticas destinadas a ganhar o voto dos eleitores.
39.
  1. Para coibir o uso indevido de prerrogativas todas as estrategias são válidas.
  2. Para coebir o uso indevido de prerrogativas todas as estratégias são válidas.
  3. Para coibir o uso indevido de prerrogativas todas as estratégias são válidas.
  4. Para coebir o uso individo de prerrogativas todas as estrategias são válidas.
  5. Para coebir o uso indevido de prerrogativas todas as estrategias são válidas.
40.
  1. Agora eu sei que ele caminha incólome pela vida, sem que ninguém possa atingi-lo.
  2. Agora eu sei que ele caminha incólome pela vida, sem que ninguém possa atingí-lo.
  3. Agora eu sei que ele caminha incólume pela vida, sem que ninguém possa atingí-lo.
  4. Agora eu sei que ele caminha incôlome pela vida, sem que ninguém possa atingi-lo.
  5. Agora eu sei que ele caminha incólume pela vida, sem que ninguém possa atingi-lo.
41.
  1. Ainda haveriam de chegar os dias em que ela saberia por que razão tinha sido rejeitada.
  2. Ainda haveria de chegar os dias em que ela saberia porque razão tinha sido rejeitada.
  3. Ainda haveria de chegar os dias em que ela saberia por que razão tinha sido regeitada.
  4. Ainda haveriam de chegar os dias em que ela saberia porque razão tinha sido regeitada.
  5. Ainda haveria de chegar os dias em que ela saberia por quê razão tinha sido rejeitada.
42.
  1. Pensou afinal que ficaria com a pexa de impetuoso e audaz, mas não desistiria de seus projetos mirabolantes.
  2. Pensou afinal que ficaria com a pecha de impetuoso e audaz, mas não desistiria de seus projetos mirabolantes.
  3. Pensou a final que ficaria com a pecha de impetuoso e audaz, mas não desistiria de seus projetos mirambolantes.
  4. Pensou afinal que ficaria com a pexa de impetuoso e audaz, mas não desistira de seus projetos mirambolantes.
  5. Pensou afinal que ficaria com a pecha de impetuoso e audás, mas não desistiria de seus projetos mirambolantes.
43.
a) A quem foi permitida a faculdade de julgar o reu à revelia dos fatos?
b) A quem foi permitido a faculdade de julgar o reu à revelia dos fatos?
c) A quem foi permitida a faculdade de julgar o réu a revelia dos fatos?
d) A quem foi permitida a faculdade de julgar o réu à revelia dos fatos?
e) A quem foi permitida a faculdade de julgar o reu a revelia dos fatos?

44.
  1. As facetas estranhas da obra, em virtude de seu carater hermético, são dificilmente compreensivas para o leigo.
  2. As facetas estranhas da obra, em virtude de seu caráter hermético, são dificilmente compreensivas para o leigo.
  3. As facetas estranhas da obra, em virtude de seu caráter hermético, são dificilmente compreensíveis para o leigo.
  4. As facetas estranhas da obra, em virtude de seu caráter ermético, é dificilmente compreensível para o leigo.
  5. As facetas estranhas da obra, em virtude de seu caráter ermético, é dificilmente compreensiva para o leigo.
45.
  1. Navegamos à esmo, sem pensar no dia em que nossas ações desabarão sobre nossas cabeças, fazendo nos pagar pela imprevidência.
  2. Navegamos a esmo, sem pensar no dia em que nossas ações desabarão sob nossas cabeças, fazendo nos pagar pela imprevidência.
  3. Navegamos a esmo, sem pensar no dia em que nossas ações desabarão sobre nossas cabeças, fazendo nos pagar pela imprevidência.
  4. Navegamos à esmo, sem pensar no dia em que nossas ações desabarão sob nossas cabeças, fazendo-nos pagar pela imprevidência.
  5. Navegamos a esmo, sem pensar no dia em que nossas ações desabarão sobre nossas cabeças, fazendo-nos pagar pela imprevidência.
(FGV) Leia as questões de números 46 a 67. Elas estão incompletas, isto é, em cada uma houve supressão de uma ou mais palavras no lugar indicado pelos pontilhados. Logo abaixo da frase incompleta aparecem cinco formas diferentes para completá-la. Apenas uma é correta. Verifique qual é a forma correta e assinale-a. Devem ser considerados, também, erros de ortografia e acentuação.

46. São Paulo é a cidade que .......... uma desconhecida harmonia de violências humanas, de ascensões e desastres, de lutas, de ódios e amores, a propor às receptividades de .......... o riquíssimo material das suas sugestões e a .......... imperativa das suas cores e linhas.
a) polula, atol, percussão d) opina, ralé, peroração
b) postula, arromba, perdição e) transborda, supimpa, precisão
c) ulula, escol, persuasão

47. No caso, focos como os constituídos por esses .......... soltos podem assumir o monopólio da representação nacional e, na transição .......... com o seguimento matriz, ou o casulo para .......... ordenação na vida social.
a) estratos, se identificarem, ulterior
b) estados, identificando-se, posterior
c) extratos, se identificares, pregressa
d) status, identificados, anterior
e) êxtases, identificarem-se, prévia

48. Não temos monumentos literários, como .......... todos os povos, porque somos um .........., a matéria cósmica .......... .
a) hão, caso, informal d) hajam, caule, poliforme
b) terem, caus, disforme e) têem, causo, infernal
c) têm, caos, informe

49. Um artista diante de um gato não poderá "sentir" .......... um gato, e é falsa a "interpretação" que do bichano .......... um totó, um .......... ou um amontoado de cubos transparentes.
a) se não, fazer, estrôncio
b) senão, fizer, escaravelho
c) se tanto, faça, excremento
d) sequer, fizesse, escorpião
e) se quer, fazia, esqueleto

50. E sonhou, um instante, que, .......... de soldados, .......... pela emancipação da colônia e libertação da pátria.
a) ao invés, pungia d) além, periclitava
b) avante, pulsava e) à frente, pugnava
c) a testa, pressionava

51. Dizem que a avareza é um vício; mas .......... não peço perdão a Deus, que me deu o meu tesouro, mesmo para que o escondesse do mundo, e não o .......... a .......... .
a) dele, espuzesse, mau-olhados
b) desse, expusesse, maus-olhados
c) daquilo, espusesse, mal-olhados
d) deste, expuzesse, mal-olhados
e) daquele, espusesse, mausolhados

52. Se o consultavam, limitava-se a aconselhar que .......... a primeira pedra .......... que se julgasse isento de pecado.
a) atirasses, naquele d) atirasse, aquele
b) atirassem, qualquer e) atirássemos, àquele
c) atirásseis, daquele

53. .......... homem! .......... à criatura que me deixe, que .......... .
a) Corre, dize, se não aflija d) Corra, diz, não se aflija
b) Corre, diz, se não aflija e) Corre, dizei, não aflija
c) Corre, dize, não aflija-se

54. Bem sei que entre a minha e a sua pessoa não resistira o juízo do povo; e não pelo muito que eu .........., mas pela nenhuma conta ......... o tem.
a) valho, que d) valhia, em que
b) valhe, na qual e) valera, se lhe
c) valha, em que

55. E .........., ali .......... entregava logo, essas provas que .......... estavam enchendo .......... algibeiras.
a) se entendessem, lhe, o, nas
b) se entendessem, lhas, elas, as
c) se entendessem-se, lhe, o, às
d) se se entendessem, lhas, lhe, as
e) se entendesse, as, lhas, as

56. "Criança .......... com fé e orgulho a terra em que ..........: não .......... jamais outro loteamento como este".
a) amai, nascestes, veras d) ama, nasceste, verás
b) ame, naceste, veráz e) amas, naçeste, veraz
c) ames, nasseste, verais

57. ".......... buscar do Indo a grã corrente, / Por onde .......... lei divina .......... ."
a) Vemos, à, acrescente d) Vimos, a, se acrescente
b) Vimos, há acrecente e) Virmos, há, acressente
c) Vamos, a, se acrescente

58. Enquanto os estranhos não .......... conseguido apagar do mapa estes dois nomes gloriosos, não poderão .......... dos fatos modernos a memória dos nossos descobrimentos.
a) hajam, estiar d) houvessem, estalar
b) houveram, explodir e) haverem, exprimir
c) houverem, expungir

59. ........ chegamos ........ só queremos, sinal ........ nosso rei ........ levemos.
a) Há ti, porque, que do, há ti d) A ele, de quem, que, a ti
b) À ti, cujo, que o, à ti e) A ti, de quem, que ao, de ti
c) A vós, pois, que, a vós

60. Percebeu que .......... muito não ouvia, como se .......... várias paredes acústicas .......... .
a) a, houvessem, o envolvendo
b) há, ouvessem, envolvendo-lhe
c) há, houvesse, envolvendo-o
d) à, houvesse, lhe envolvendo
e) a, houvesse, envolvendo

61. Teve excelente recepção, .......... a viúva, sem deixar de ser cortês e graciosa, parecia um pouco reservada e preocupada.
a) posto que d) desde que
b) como que e) com que
c) contanto que

62. Um garfo .......... . O garçom .......... palavras amáveis .......... para .......... .
a) caíu, suçurrou, abaixando, apanhar-lhe
b) caiu, sussurrou, abaixando-se, apanhá-lo
c) caío, sussurrou, abaixando-se, apanhar-lho
d) caiu, suçurrou, abaixando-se, apanhá-lo
e) caiú, sussurou, abaixando-se, apanhar

63. O que o parlamentar devia ter feito era mostrar .......... consiste a prega do pulgão, como ela .......... plantações.
a) de que, infere d) que, encrespa
b) o que, enfesta e) em que, infesta
c) a que, incensa

64. .......... um esfregaço com água e sabão que .......... as sujidades todas.
a) Daria-lhe, se lhe arrancariam
b) Dar-lhe-ia, arrancar-se-lhe-iam
c) Dar-lhe-ía, arrancar-se-lhe-íam
d) Dar-lhe-ia, se lhe arrancaria
e) Dar-lhe-ia, se lhe arrancariam

65. ".......... o melhor que .........., sem me .......... amigos." (Machado de Assis)
a) Vivi, poude, faltar d) Viveram, pôde, faltarem
b) Vivi, pude, faltarem e) Vivi, possa, fautarem
c) Viveu, pude, faltar

66. "Dessa fonte .......... mana a .......... e a .......... ." (Alexandre Herculano)
a) inesáurivel, resignação, pas
b) inexáurivel, resiguinação, paz
c) inexaurivel, resignação, pas
d) inesáurivel, resiguinação, pas
e) inexaurível, resignação, paz

67. "Queres .......... que .......... acordar Carlos, para que me faça o favor de .......... minhas prendas?" (Júlio Dantas)
a) talves, vá, aceitar
b) talvez, vá, asseitar
c) talvez, ide, aceitar
d) talvez, vá, aceitar
e) talves, vá, asceitar

68. (ITA)
I - Ele foi à seção das 6h
II - Ele foi à sessão das 6h
III - Ele foi a sessão das 6h
IV - Ele foi à cessão das 6h

Qual ou quais alternativas são corretas:
a) I - II d) I
b) II - III e) apenas a segunda é correta
c) I - II - IV

69. (UNIMEP) Visitei o sítio da amiga de Paula, o qual muito me encantou. Usou-se o qual em vez de que:
a) por uma questão de estilo
b) pois só o qual é conectivo
c) pois a segunda oração é adjetiva
d) pois ali só caberia um pronome relativo
e) para se evitar ambigüidade

70. (FUVEST) Assinale a frase gramaticalmente correta:
a) Fazem dois anos que cheguei.
b) Ela pediu para mim esperar um pouco.
c) Já estou a par do caso.
d) Podes ir, não há nenhum empecílio.
e) Derrepente a porta se abriu.

71. (FUVEST) Assinale a frase gramaticalmente correta:
a) Há menas pessoas hoje.
b) Ele comportou-se muito mau durante a entrevista.
c) Esperava-se menos perguntas na prova.
d) Os atletas apresentavam-se afim de iniciarem a corrida.
e) Cristina viajou há três semanas.

72. (FGV) Aponte a frase gramaticalmente correta:
a) Existem uma serie de problemas insolúveis.
b) Existem uma série de problemas inssolúveis.
c) Existe uma serie de problemas insolúveis.
d) Existem uma série de problemas insolúveis.
e) Existe uma série de problemas insolúveis.

73. (FGV) Estamos ..... apenas onze anos do .......... XXI e ainda não se .......... os preparativos para a grande viagem.
a) há, séc., fizeram d) há, século, fez
b) à, seculo, fiseram e) a, século, fizeram
c) a, seculo, fiseram

74. (UF-RS) O grupo obedece ..... comando de um pernambucano, radicado ..... tempos em São Paulo, e se exibe diariamente ..... hora do almoço.
a) o, a, à d) o, há, a
b) ao, há, à e) o, a, a
c) ao, a, a

75. (UNESP) Emprega-se o termo solecismo para indicar o uso errado da concordância, regência ou colocação. Aponte a única alternativa em que tal erro não ocorre:
a) Faz cinco anos completos que não visito o Rio.
b) Devem haver explicações satisfatórias para este fato.
c) Haviam vários objetos espalhados sobre a mesa.
d) Se lhe amas, deves declarar-te depressa.
e) Fazem já vinte minutos que começaste a prova.

76. (FGV) Leia com atenção: "Apesar da insistência dos repórteres, o candidato não respondeu as perguntas." Nessa frase, uma falha de acentuação gráfica indica erro de:
a) regência nominal d) silepse de grau
b) concordância nominal e) regência verbal
c) concordância verbal

77. (ETF-SP) Você pode ............... suas malas aqui e ............... da casa como lhe ............... .
a) por - dispor - convir d) pôr - dispor - convier
b) por - dispor - convier e) pôr - dispôr - convir
c) por - dispôr - convier

78. (ETF-SP) ............ você estima o orçamento ............ solicitei?
a) Quanto - em que lhe d) Em quanto - de que o
b) Quanto - por que lhe e) Em quanto - que o
c) Em quanto - que lhe

79. (ETF-SP) Eu sempre .......... aqueles que não .......... as normas do grupo.
a) auxílio - infringem d) auxílio - inflingem
b) auxilio - infrigem e) auxilio - infringem
c) auxílio - infligem

80. (ETF-SP) Este é o texto .......... suas dúvidas.
a) onde explicam-se d) de que se explicam
b) em que explicam-se e) em que se explicam
c) no qual explicam-se

81. (ETF-SP) Devotada ..... amiga, .......... nutria tanta afeição, não se conformava com sua ausência.
a) à - da qual d) na - a quem
b) à - por quem e) pela - de quem
c) pela - a qual

82. (BB) Afirmativa incorreta:
a) Culto / Sábio não são antônimos
b) A parte grifada em Presença é prefixo
c) Benquisto é o mesmo que estimado
d) Paupérrimo é superlativo de pobre
e) Célere e ligeiro são sinônimos

83. (BB) Única opção correta:
a) Chapéu contém sufixo
b) Provação contém prefixo
c) Diligente e Ativo são sinônimos
d) Eminente e excelente são antônimos
e) Em Vocabulário o segmento sublinhado representa sufixo

84. (BB) Afirmativa incorreta:
a) Telefonema é vocabulário masculino
b) Problema não contém prefixo
c) Pneu é palavra dissílaba
d) Caráter inflexível é o mesmo que caráter irredutível
e) Irrecusável / Inaceitável não são sinônimos

85. (BB) .......... falasse, haveria problemas. Opção que não cabe no texto acima:
a) Sempre que ela d) Logo que V.Sa.
b) Assim que ela e) Depois que eu
c) Mesmo que tu

86. (BB) Eu fui para casa, eles não.
1. Período com duas orações 2. Eu e eles são pronomes 3. Para é
preposição
a) Apenas a primeira afirmativa é correta
b) Apenas a segunda é correta
c) Apenas a terceira é correta
d) Todas são corretas
e) Incorreta a primeira

87. (TRT) Vão ............ aos processos várias fotografias. Paisagens as mais belas ............ Ela estava ............. informada.
a) anexos - possíveis - mal d) anexo - possíveis - mau
b) anexas - possíveis - mal e) anexo - possível - mal
c) anexa - possível - mau

88. (FUVEST) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada: Dessa forma, .......... estimular as obras do metrô, uma solução não poluente, .......... eficácia supera a de outras modalidades de transporte.
a) impõem-se - da qual a d) impõe-se - a qual a
b) impõe-se - que a e) impõe-se - cuja
c) impõem-se - cuja

89. (BANESPA) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do período ao lado: "Era um caçador ..........: ao .......... de espingarda, usava arco e .......... ."
a) ecêntrico - invéz - flexa d) ecêntrico - invés - flexa
b) ecêntrico - invez - flexa e) excêntrico - invés - flecha
c) ecêntrico - invés - flecha

(CARLOS CHAGAS) Instruções para as questões 90 e 91: Os períodos abaixo apresentam quatro segmentos grifados, que podem estar corretos ou conter um erro. Assinale a letra correspondente ao segmento incorreto. Se não houver erro, assinale a alternativa E.

90. Não houve (A) meios de dissuadi-lo (B) da viagem (C) que (D) meses planeja empreender. Sem erro. (E)

91. Todos, sem exceção, (A) reivindicam (B) providências urgentes (C) para evitar o mal (D) funcionamento do elevador. Sem erro (E)

92. (FUVEST) Quando você .......... o .........., .......... em meu nome.
a) ver - dignitário - saúde-o d) vir - dignitário - saúde-o
b) vir - dignitário - saudai-lhe e) vir - dignatário - saudai-o
c) ver - dignatário - saúde-o

93. (CARLOS CHAGAS) Use .......... de ........... diferentes para .......... na lousa a relação de materiais.
a) gis - côres - dispôr d) gis - côres - dispor
b) giz - côres - dispôr e) giz - cores - dispor
c) gis - cores - dispor

(FUVEST) Nas questões 94 a 96, assinale a alternativa em que ambas as frases estejam gramaticalmente corretas:

94.
a) 1. Os abaixos-assinados aguardam decisão de Vossa Senhoria.
2. O menino mau criado não inspira simpatia.
b) 1. Enviou um romance de Alencar para mim ler.
2. Um grupo de jovens gritavam e protestavam.
c) 1. Em face das perguntas indiscretas, acordamos em nada responder.
2. Hoje em dia se vêem objetos estranhos no céu.
d) 1. Os artistas parecem pressentirem realidades que só muito depois a
ciência comprovará.
2. Entre eu, tu e ele não haverá qualquer constrangimento.
e) 1. Comunico a Vossa Excelência que vosso pedido já mereceu nossa atenção.
2. A sociedade lusa-brasileira defende sua unidade lingüística.

95.
a) 1. Se tivéssemos pensado melhor, daríamos-lhes a resposta correta.
2. Assiste-lhe o direito de reclamar.
b) 1. Ele lembrou, naquele momento de solidão, de sua infância distante.
2. Ao pobre amigo, não o abandonarei nesta triste conjectura.
c) 1. Os homens cuja a maior preocupação é o dinheiro não tem olhos
para as estrelas.
2. Se houvesse verdadeiro espírito cristão, só deveriam haver razões
para perdoar e nunca para condenar.
d) 1. Aos maus, pouco lhes importa que se destrua o Universo.
2. Eu, também me parece que as conheço, mas vou sempre dizendo
que não.
e) 1. O último campeonato trouxe novas esperanças, haja visto os
atletas que revelaram-se.
2. Decidimos não esperar mais, pois já faziam dois anos que partiu,
sem enviar-nos notícias.

96.
a) 1. No salão havia cadeiras para todos os convidados.
2. O ensino visa ao progresso social.
b) 1. Durante a discussão, ele não interviu uma só vez.
2. Se vocês virem o meu colega, avisem-me, por favor.
c) 1. O Eduardo foi a Itália, mas não foi a Roma.
2. Não quero te ver brincando com coisas sérias.
d) 1. Chegou o mapa e o dicionário que encomendamos.
2. Não se dá esmolas a quem pode trabalhar.
e) 1. Estudou muito e, porisso, não receiava a dificuldade do exame.
2. É tempo de ele mudar de vida, antes que seja tarde.

97. (FUVEST) Assinale a frase gramaticalmente correta:
a) Eram estes os dispositivos que estavam vigindo naquela época.
b) Deve existir ainda muitos conhecedores de grego.
c) Recordo bem de que você esteve aqui em Janeiro.
d) Tudo dar-lhe-ei, se ele casar-se ainda neste ano.
e) Ele terá surpresa quando eu revir as provas.

98. (FUVEST) Assinale a frase gramaticalmente correta:
a) Houve muita discreção em toda a conversa.
b) Tenho convicção de que ele deixou os pais para sempre.
c) Sempre andei à par de que êle fazia por lá.
d) O professor não deixou eu fazer prova a lápis.
e) Não cheguei a mais tempo por causa do trânsito.

99. (MACK) "Este inferno de amar - como eu amo! - / Quem mo pôs aqui n’alma ... quem foi? / Esta chama que alenta e consome, / Que é a vida - e que a vida destrói - / Como é que se veio a atear, / Quando - ai quando se há-de apagar? (Almeida Garret) A palavra mo no segundo verso da estrofe acima se refere a:
a) em mim - este inferno de amar d) em mim - n’alma
b) em mim - esta chama e) em mim - vida
c) este inferno de amar - esta chama

100. (FATEC) Nas alternativas, procurou-se reestruturar o período inicial (I) em outro (II) que conservasse a mesma idéia. Assinale a alternativa em que o período II não conservou a idéia do período I:
a) I - Não é que fosses ruim, porém tinha seus carnegões.
II - Embora tivesse seus carnegões, não era ruim.
b) I - Percebendo que os outros abusavam do Tino, não deixava mais
que o irmão se empregasse isolado.
II - Percebeu que os outros abusavam do Tino, por isso não deixava
mais que o irmão se empregasse isolado.
c) I - Alguém pede continuadamente uma flor, e essa flor não existisse
mais para lhe ser dada.
II - Alguém pede continuadamente uma flor que não existe mais para
lhe ser dada.
d) I - Naquele dia escutei, certamente porque era a amiga quem falava.
II - Naquele dia escutei, certamente, então, era a amiga quem falava.
e) I - Toda hora está passando enterro, e a gente acaba por se
interessar por ele.
II - Toda hora está passando enterro, pelo qual a gente se acaba por
se interessar

(TFC) Nas questões 101 e 102, indique o período construído inteiramente dentro da norma padrão da língua portuguesa ( frag. de jornais):

101.
  1. Surpreendendo aos próprios correligionários de partido, Erundina aceitou ser ministra de Itamar.
  2. As más línguas dizem que ela o fez por aspirar o governo de São Paulo, ao qual pretende se candidatar no próximo pleito para governador.
  3. Mas Itamar já advertiu-lhe de que não quer ninguém no governo fazendo campanha eleitoral.
  4. A posse de Erundina está provocando nova crise no PT, que vê aprofundar as divergências entre a cúpula e a base do partido.
  5. Membros da cúpula do partido já se articulam para alterar o sistema de eleição de dirigentes, diminuindo o poder de fogo dos parlamentares e facilitando a ascensão de candidatos dos núcleos de base.
102.
  1. Única fonte de renda da Associação, é a anuidade que permite pagar as despesas pertinentes ao intercâmbio permanente mantido com todos os sócios.
  2. Será concedido 50% de desconto aos sócios que efetuar o pagamento até o dia 31 de janeiro.
  3. Os que preferirem deixar o pagamento para fevereiro poderão fazer, mas serão onerados com um acréscimo de 30%.
  4. Após o recebimento da anuidade, será remetido ao associado a nova Carteira e o recibo.
  5. Com este Comunicado, estamos enviando informações importantes aos associados, que pedimos a sua imediata atenção.
103. (TFC) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da frase ao lado: "Jornais ............ diariamente ............ notícias tendenciosas não ............ prestigiados."
a) em que - se lêem - devem ser
b) onde - lê-se - deve serem
c) nos quais - se lêem - devem serem
d) que - se lê - devem ser
e) aonde - lêem-se - deve serem

104. (TFC) Marque a opção em que aparece erro gramatical ou ortográfico: Prestará contas qualquer pessoa ou entidade pública (1) que se utilize, (2) arrecade, guarde, gerencie (3) ou administre dinheiros, (4) bens ou valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma (5) obrigações de natureza pecuniária.
a) 1 d) 4
b) 2 e) 5
c) 3

105. (FUVEST) Selecione a forma adequada ao preenchimento das lacunas: O .......... aluno foi .......... na prova de Inglês, .......... não sabe; se você o .........., é bom avisá-lo.
a) mau - mal - mas - vir d) mau - mau - mais - vir
b) mal - mau - mas -ver e) mau - mal - mais - vir
c) mal - mal - mais - ver

106. (FUVEST) Assinale a frase correta:
a) Por que motivo preferiu vim aqui, do que me esperar na rua?
b) Por que você preferiu vim aqui, do que me esperar na rua?
c) Porque você preferiu mais vir aqui que me esperar na rua?
d) Porque motivo você preferiu vir aqui, antes que me esperar na rua?
e) Por que motivo você preferiu vir aqui a me esperar na rua?

107. (FUVEST) Eu ............ desconheço. / Roubaram-....... o carro. / Os carros? Roubaram-....... . / Não ............ era permitido ficar na sala. / Obrigaram-....... a sair daqui.
a) o, lhe, nos, lhe, nos d) lhe, lhe, lhe, se, os
b) lhe, o, o, o, no e) o, o, os, lhe, no
c) o, os, lhe, lhe, lhe

108. (FUVEST) Assinalar a alternativa em que a acentuação e a pontuação estejam corretas:
  1. Multidão, cujo amor cobicei, até à morte, era assim que eu me vingava, às vezes, de ti, deixava burburinhar em volta do meu corpo a gente humana sem a ouvir como o Prometeu de Esquilo fazia aos seus verdugos.
  2. Multidão cujo amor cobicei, até à morte, era assim que eu me vingava as vezes de ti, deixava burburinhar, em volta do meu corpo, a gente humana sem a ouvir, como o Prometeu de Ésquilo, fazia aos seus verdugos.
  3. Multidão, cujo amor cobicei até à morte; era assim que eu me vingava as vezes de ti; deixava burburinhar em volta do meu corpo a gente humana; sem a ouvir como o Prometeu de Esquilo fazia, aos seus verdugos.
  4. Multidão, cujo amor cobicei até à morte, era assim que eu me vingava às vezes de ti; deixava burburinhar em volta do meu corpo a gente humana, sem a ouvir, como o Prometeu de Ésquilo fazia aos seus verdugos.
  5. Multidão, cujo amor cobicei até à morte, era assim que eu me vingava, às vêzes, de ti, deixava burburinhar em volta do meu corpo, a gente humana, sem a ouvir, como o Prometeu de Ésquilo fazia aos seus verdugos.
109. (FUVEST) "Disse o sabiá à flauta: Eu, tu e o artista ....... de modo diferente; mas o artista e tu ....... de modo igual. Portanto, entre ....... e ....... há uma grande diferença." Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do hipotético texto acima:
a) cantam, cantais, mim, tu d) cantamos, cantais, mim, ti
b) cantemos, cantam, eu, ti e) cantais, cantam, eu, você
c) cantamos, cantas, eu, tu

110. (FMU) "... Os muros com os quais me comunicava com todos os quintais do quarteirão, sem solução de continuidade". A expressão grifada é, respectivamente, morfológica e sintaticamente:
a) locução adjetiva, adjunto adnominal
b) locução adjetiva, objeto indireto
c) locução adverbial, adjunto adverbial
d) locução adjetiva, complemento nominal
e) locução adverbial, complemento nominal

111. (TRE-SP).......... ao que se esperava daquela reunião, não se verificou .......... dos fatos.
a) Contràriamente - distorsão
b) Contrariamente - distorção
c) Contráriamente - distorsão
d) Contràriamente - distorção
e) Contrariamente - distorsão

112. (TRE-SP) .........., o auxiliar judiciário explicou os motivos .......... não .......... o negócio.
a) Ancioso - porque - fez d) Ansioso - porque - fez
b) Ancioso - porque - fêz e) Ansioso - por que - fez
c) Ancioso - por que - fêz

113. (TRE-SP) Ninguém .......... àquela árdua tarefa, antes, .......... a outros.
a) dedicar-se-á - passam-na
b) se dedicará - passam-a
c) dedicar-se-á - passam-la
d) se dedicará - passam-na
e) dedicar-se-á - passam-a

(TRE-SP) Instruções para as questões de números 114 a 117
Os períodos abaixo apresentam quatro segmentos grifados, que podem estar corretos ou conter um erro. Assinale a letra correspondente ao segmento incorreto. Se não houver erro, assinale a letra E.

114. Em face ao sucesso, os auxiliares judiciários solidarizaram-se com os
A B
colegas e cumprimentaram-nos em meio a festas. Sem erro.
C D E

115. Tudo contribuía para o apoio ao Presidente, haja vista os fatos que lhe
A B C D
antecederam a posse. Sem erro.
E

116. Não foram atendidas nenhuma de suas reivindicações, apesar de ele ter
A B C
entrado com os papéis _a_ tempo. Sem erro.
D E

117. Não acredito que se realizem outros concursos este semestre, ainda que
A B
hajam vagas remanescentes. Sem erro.
C D E

(TRE-SP) Instruções para as questões de números 118 a 121
Cada uma dessas questões apresenta cinco propostas de redação. Assinale a letra que corresponde à melhor redação, considerando correção, clareza e concisão:

118.
  1. Em suas tarefas, para estas serem perfeitas, deve ter disponibilidade, conforme se espera de um bom funcionário.
  2. Um perfeito cumprimento de suas tarefas, isto é, do bom funcionário, é isto que se espera: sua disponibilidade.
  3. As tarefas cuja disponibilidade e cumprimento deve ser perfeito é o que é esperado de um bom funcionário.
  4. O que se espera de um bom funcionário é a disponibilidade para um perfeito cumprimento de suas tarefas.
  5. Espera-se a disponibilidade no cumprimento de suas tarefas de um bom funcionário.
119.
  1. Resultará em detrimento da comunidade, e isto não é justo, os favores exagerados que vierem a ser concedidos ao indivíduo.
  2. Os favores são exagerados; não devem, portanto, ser concedidos ao indivíduo, tendo em vista o detrimento da comunidade.
  3. Não é justo que, em detrimento da comunidade, se concedam favores exagerados ao indivíduo.
  4. Não é justo que para o indivíduo, em detrimento da comunidade, seja concedido favores em exagero.
  5. Em detrimento da comunidade, não é justo que com exagero ao indivíduo se conceda favores.
120.
  1. A fim que a máquina administrativa do Tribunal funcione à contento, é extremamente necessário o trabalho eficiente dos atendentes judiciários.
  2. O trabalho eficiente dos atendentes judiciários, que se tem extrema necessidade, é para o bom funcionamento da máquina administrativa do Tribunal.
  3. O trabalho eficiente dos atendentes judiciários, é extremamente necessário para o bom funcionamento da máquina administrativa do Tribunal.
  4. É extremamente necessário de que os atendentes judiciários trabalhem com eficiência, ao bom funcionamento da máquina administrativa do Tribunal.
  5. A eficiência dos atendentes judiciários com seu trabalho fazem-se necessários para o bom funcionamento da máquina administrativa do Tribunal.
121.
  1. Ainda que eles sejem muito dedicados ao trabalho, têm alguns defeitos que não se pode perdoarem.
  2. É imperdoável alguns defeitos que eles têem, embora muito dedicados ao trabalho.
  3. Embora se dedique muito ao trabalho, não se pode perdoar alguns defeitos que eles têm.
  4. O trabalho é-lhes muito dedicado; porém, há neles alguns defeitos impossível de se perdoar.
  5. Eles são muito dedicados ao trabalho; têm, entretanto, alguns defeitos imperdoáveis.
122. (TRE-SP) Era um rapaz .........., cuja .......... escondia uma enorme capacidade de trabalho.
a) despretencioso - timidez d) despretensioso - timidêz
b) despretensioso - timidês e) despretensioso - timidez
c) despretencioso - timidês

123. (TRE-SP) Este texto não é só .......... estruturado como apresenta erros de gramática .......... .
a) mau - inadimissiveis d) mau - inadmissíveis
b) mal - inadimissiveis e) mau - inadmissiveis
c) mal - inadmissíveis

124. (TRE-SP) Não sei .........., até hoje, ninguém foi .......... desses papéis extraviados.
a) por quê - atraz d) por que - atraz
b) por que - atrás e) porquê - atrás
c) porque - atrás

125. (LICEU) Assinale a alternativa que melhor se enquadre na norma culta:
  1. "Só vou poder namorar você, às segundas e sextas, das 2 e meia às 5 da tarde..."
  2. Tenho de levar a Bia todo dia na escola, depois, volto correndo para trabalhar, porque, a Bia tem ginástica, balé, analista, inglês; e o tempo vai embora..."
  3. "Tenho de levar a Bia, todo dia, à escola. Depois volto correndo para trabalhar, porque ela têm ginástica, balé, analista, inglês. E o tempo vai embora..."
  4. "Só vou poder namorá-la segunda e sexta, das 2 e meia até 5 da tarde..."
  5. "Tenho que levar a Bia, todo dia, à escola. Depois, volto correndo para trabalhar, porque ela tem ginástica, balé, analista, inglês... E o tempo vai embora..."
126. (LICEU) "E quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo / Diante da chacina / 111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos / Ou quase pretos, ou quase brancos, quase pretos de tão podres / E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os Pretos." A partir do trecho acima, percebemos que existe uma repetição constante de uma classe gramatical. Indique qual é essa classe e qual sua relevância para o entendimento do texto:
  1. Substantivo, pois o autor trabalha com uma tentativa de concretizar os problemas sociais.
  2. Adjetivo, pois o autor realça, de forma irônica, os matizes da problemática social, superlativando-os.
  3. Substantivo, pois o autor realça, de forma irônica, através de um jogo sonoro de "pobre", "podres" e "pretos", a problemática social.
  4. Adjetivo, pois o autor exprime uma qualidade distintiva e individual de um substantivo que conota a problemática social dos presos.
  5. Verbo, pois o autor reitera ações gradativas da problemática racial.
127. (CEETEPS) "As ruas, completamente escuras." Nesta frase, a vírgula:
a) está empregada de modo inadequado, pois separa sujeito e verbo
b) está corretamente empregada, por causa da inversão existente
c) não é necessária para o perfeito entendimento da mensagem
d) é um simples enfeite da frase
e) é valioso recurso de linguagem, equivalendo a um verbo oculto

128. (ETF-SP) Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas da seguinte frase: Quando você .......... seu irmão, ..........-o aqui para nos .......... .
a) ver, traze, cumprimentarmos
b) vir, traga, cumprimentarmos
c) vir, traze, comprimentarmos
d) ver, traga, cumprimentarmos
e) ver, traze, comprimentarmos

129. (ETF-SP) Na oração "Contam-se casos curiosos sobre os índios", o se é:
a) pronome pessoal oblíquo d) pronome reflexivo
b) índice de indeterminação do sujeito e) pronome possessivo
c) pronome apassivador

130. (FATEC) Assinale a alternativa que obedece rigorosamente à norma culta:
  1. "Nada, juro-lhe, aconteceu entre eu e os alunos do 1º ano, Senhor Diretor."
  2. "A secretária pediu-me que te perguntasse se você recebeu o bilhete que, em anexo, o gerente colocou junto ao relatório."
  3. "Consideram inverídicas aquelas informações. No entanto, não fostes tu que afirmastes aqui, mas fomos nós que o fizemos."
  4. "Os eleitores demonstraram que preferem candidatos de centro-esquerda a representantes da esquerda radical."
  5. "Os parágrafos primeiro e segundo referiam-se as alíneas duas e três, concordou o advogado."
(TTN) Nas questões 131 a 138, cada um dos textos contém um erro, que pode ser de natureza gramatical, de propriedade vocabular ou de adequação ao estilo culto e formal da língua. Identifique, entre os itens sublinhados, aquele que deve ser corrigido para que a sentença onde ele ocorre se torne correta e adequada:

131. "A ficção científica é, ainda que pareça paradoxal, um viés (1) previlegiado (2) para retratar a pós-modernidade. Como uma época marcada pelo fim das grandes empresas e utopias pode pensar o (3) futuro? Em primeiro lugar, como catástrofe, (4) um mundo em ruínas, saturado de lixo, onde (5) a mais sofisticada tecnologia convive com a decadência urbana absoluta." (M. Peixoto & M. Alalquiaga)
a) 3 d) 1
b) 4 e) 2
c) 5

132. Dispomos hoje de uma previsão nada confortável: estima-se (1) que entre não votantes, nulos e em brancos, (2) chegaremos a ter perto de 20 milhões. São cidadãos (3) que, diante da algaravia (4) dos candidatos, permaneceram sem saber em quem votar. (5)
a) 4 d) 2
b) 5 e) 3
c) 1

133. A (1) cerca (2) de uma dezena de matérias jornalísticas, (3) na última edição do matutino de circulação nacional, acerca (4) das suspeitas de corrupção nas adjacências (5) do Governo.
a) 5 d) 2
b) 4 e) 1
c) 3

134. Estou me dirigindo àqueles (1) que pretendem reativar a usina de Angra dos Reis para dizer-lhes (2) que nós (3) não concordaremos com tal ação, e que ressacharemos (4) qualquer tentativa de tirar o direito de manifestarmo-nos. (5)
a) 5 d) 3
b) 1 e) 4
c) 2

135. Todo o texto está aberto a uma atribuição de significados, que depende da experiência prévia de leitura de quem o (1) lê. No entanto, (2) qualquer significado que seja atribuído ao texto, independentemente de quão (3) ambíguo ou provisório, é sempre adequado, pois vai ao (4) encontro das expectativas (5) de um leitor específico.
a) 3 d) 1
b) 4 e) 2
c) 5

136. "Vão (1) para dez anos assisti de perto ao (2) trabalho criador de alguns doentes mentais; neles, (3) o processo de pintar ou de criar se (4) fazia, realmente, sem controle consciente (5) ou intelectual." (M. Pedrosa -adaptação)
a) 4 d) 2
b) 5 e) 3
c) 1

137. A sociedade tem clamado contra a injustiça que aos pobres se fazem (1) de vedar-lhes (2) o acesso (3) às (4) universidades públicas, por não poderem (5) eles cursar escolas de boa qualidade e cursinhos preparatórios aos vestibulares.
a) 5 d) 2
b) 4 e) 1
c) 3

138. "Conforme prometemos, estamos enviando novas informações sobre a excursão (1) a Ouro Preto, e ratificando as que já foram enviadas. Embora tenha (2) havido duas desistências, conseguimos manter os preços. No entanto, se ocorrer (3) novas desistências, haverá necessidade de fazermos (4) o repasse para os demais alunos devido aos (5) compromissos já assumidos." (Carta de uma escola aos pais)
a) 5 d) 3
b) 1 e) 4
c) 2

(TTN) Nas questões 139 a 141, indique o conjunto de palavras que preencha de forma correta as lacunas do texto dado.

139. É pouco provável que o ministro se .......... a polemizar com funcionários que .......... eram .......... . Principalmente, como era o caso, se a razão não .......... do seu lado.
a) puzesse - lhe - subordinados - tivesse
b) dispusesse - dele - submissos - tivesse
c) dispusesse - lhe - subalternos - estivesse
d) pusesse - dele - inferiores - teria estado
e) dispuzesse - a ele - subservientes - tivesse estado

140. "Nos casos de administração prolongada e posologia .........., .......... alterações .........., em alguns casos isolados. Essas alterações desapareceram completamente após a .......... do tratamento." (Bula de "Bactrim")
a) excessiva - observaram-se - hematológicas - suspensão
b) execissa - observou-se - homeopáticas - suspensão
c) escessiva - percebeu-se - omeopáticas - interrupção
d) recessiva - foram notadas - ematológicas - interrupção
e) escessiva - observaram-se - hematológicas - suspensão

141. "Mas não foi .................. pelo entusiasmo que o texto competente e exemplar de Moacir me provocou que redigi ................ artigo, ........................ pela certeza da sua .................. ." (O. Niemeyer)
a) tãopouco - esse - mas também - importância
b) tão-somente - este - portanto - insignificância
c) tampouco - este - mas - importância
d) tão pouco - esse - porém - relevância
e) tão-só - aquele - contudo - insígnia

142. (TTN) O trecho abaixo contém um erro de natureza gramatical. Indique o item correspondente: " (1) Vossa Excelência como é fácil erguer este país. Desde que se cortem todos aqueles empecilhos (2) que eu apontei no memorial, (...) desde que se corrijam (3) os erros de uma legislação defeituosa e inadaptável às condições do país, Vossa Excelência vereis (4) que tudo isto muda, que, em vez (5) de tributários, ficaremos com a nossa independência feita...". (Lima Barreto, adaptado)
a) 1 d) 4
b) 2 e) 5
c) 3
(TTN) Nas questões 143 a 146, identifique o item sublinhado que contém erro de natureza ortográfica ou gramatical ou, ainda, impropriedade vocabular, e marque a letra correspondente:
143. Tendo em vista que apenas uma interessada retirou o edital referente à concorrência número 006 / 92-PR, a (1) Centrais Elétricas de Goiás - CELG - torna pública (2) que resolveu adiar a concorrência para contratação, sob regime de administração contratada, de alocação de recursos destinados à (3) complementação das obras da IV Etapa da UHE Cachoeira Dourada, com pagamento mediante cessão (4) de direitos sobre energia elétrica para entrega futura, mantidos (5) os contratos de construção, montagem e fornecimento já celebrados com terceiros.
a) 1 d) 4
b) 2 e) 5
c) 3

144. A Guerra dos Meninos, livro-reportagem (1) do jornalista Gilberto Dimenstein e da fotógrafa Paula Simas, introduz (2) o leitor num (3) dos mais terríveis e bárbaros fenômenos em curso no Brasil desde a década de 70: o assassinato de crianças e adolescentes por grupos de estermínio (4), com a participação direta ou a conivência (5) de policiais. (Benedito Rodrigues dos Santos, com adaptações)
a) 1 d) 4
b) 2 e) 5
c) 3

145. Oficialmente, a cidade do Rio de Janeiro é apenas o palco da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Meio Ambiente. Na prática, porém, a cidade do Rio de Janeiro vem sendo a catalisadora (1) de uma ação política que mobiliza (2) as maiores cidades do mundo e une as várias entidades que as representam. Paralelamente à reunião de cúpula de Chefes de Estado, haverão (3) eventos, encontros e congressos promovidos pelas organizações não-governamentais, as ONGs. Os povos, hoje, já não se fazem representar apenas pelos respectivos governos centrais, até porque (4), na chamada onda neoliberal, os governos centrais pouco podem conceder às reivindicações (5) de caráter social. (José Augusto Ribeiro, com adaptações)
a) 1 d) 4
b) 2 e) 5
c) 3

146. A contribuição dos fertilizantes para a produção agrícola já foi muito discutida, mas finalmente chegou-se à (1) conclusão de que (2) entre 30% e 50% do rendimento físico alcançado em uma lavoura deve-se (3) a eles, quando os demais estiverem minimamente atendidos. Trata-se, porém, de um valor médio, a ser entendido dentro de um universo maior. Por isso, não só a quantidade de fertilizantes, mas também a forma e a conveniência de sua aplicação merece (4) ênfase. Em alguns casos específicos, outros fatores - como o solo e a semente - adquirem (5) maior relevância para a produtividade. (Carlos E. Calmonovici, et. al., com adaptações)
a) 1 d) 4
b) 2 e) 5
c) 3

147. (TTN) Assinale o único trecho inteiramente correto:
  1. As regiões de um país funcionam como os jogadores de um time de futebol. Sempre há um que aparece mais; porém, ele não é nada sem os outros.
  2. O país está doente e os sinais confirmam que a cada dia: a fome, a miséria, a corrupção estão cada vez mais piores em todos os setores.
  3. O Brasil é um país muito grande, não só em extensão territorial mas em diversidade étnico-cultural.
  4. O que seria da música brasileira sem Gil, Caetano, Mílton Nascimento e, tantos outros grandes compositores espalhados pelo país à fora?
  5. A crise política, econômica e social, afeta interesses de desenvolvimento cultural, de forma à variar as conotações e denotações da linguagem falada e escrita.
148. (TTN) Assinale o segmento que apresenta defeito de estruturação sintática:
  1. Ligadas ou não ao mundo oficial, as pessoas envolvidas com a cultura têm de capacitar-se de que lhes cumpre atuar na divulgação das produções literárias mais expressivas.
  2. Os escritores têm a consciência de um compromisso com a palavra, com a língua e também com o povo a que estão ligados, que procuram entender e cujo destino preocupa a todos.
  3. Tem-se visto que os parlamentares mais ativos, devido à própria evidência a que os expõe a sua produção, atraem incumbências paralelas, como presidências de comissões, lideranças e outras.
  4. A escolha da profissão, para os jovens, não é um ato simples, o qual se possa chegar sem hesitações e dúvidas.
  5. Os promotores da nossa cultura devem levar a outros povos o Brasil imaginário, elaborado através de seus poetas, dos seus narradores, e sem o qual o país chamado real é quase se como não existisse.
149. (TTN) Indique o período em que a estrutura sintática está defeituosa:
  1. A escola se instaura como local em que, na relação com o professor, o aluno constrói seu instrumento teórico.
  2. Caberá à escola, sobre cujo papel a discussão aqui se coloca, uma participação específica na preparação para a cidadania.
  3. O processo de integração por que passa o ser humano na escola atinge a dimensão política no exercício de sua capacidade crítica.
  4. Somos levados a desconsiderar o fato de que o processo de educação se realiza tanto na escola quanto na sociedade.
  5. De outra perspectiva, devemos considerar de que o resultado desse processo repercute mais diretamente na sociedade.
150. (TTN) Indique a letra que corresponde a erro de natureza ortográfica ou gramatical ou a alguma impropriedade vocabular: Um dia, quem aparece no Sítio da Lagoa, onde (A) morávamos? O preto Sambola com o conspícuo (B) cavanhaque e a prosápia (C). Vinha oferecer seus préstimos ao Dr. Pedro, que teve de dissuadí-lo (D), posto que na capital, onde agora vivia, aquelas funções não eram mais de uso e passou-lhe uns cobres para ajudar a persuasão. (E) (Mário Pedrosa, com adaptações)
a) A d) D
b) B e) E
c) C

151. (TTN) Indique o trecho que contém erro de estruturação sintática:
  1. Os direitos humanos não são uma preocupação nova. O Cristianismo sempre defendeu a igualdade entre os homens. No plano jurídico é que o problema é mais ou menos recente.
  2. A mais importante das Declarações e que teve repercussão universal foi a da Revolução Francesa. Entretanto, o tema era visto como pertencendo à jurisdição doméstica dos estados.
  3. Somente no século XX começa a sua internacionalização. Tentativas são realizadas no período de 1919-1939. Apenas em 1945, em um mundo chocado com o aspecto bárbaro do conflito mundial, é que os direitos do homem são consagrados em um tratado internacional: a Carta da ONU.
  4. O progresso é lento e tímido. Começa-se por uma Declaração de 1948. Elabora-se os Pactos de Direitos Humanos em 1966. Sucedem-se inúmeras convenções, como a que proíbe a tortura e a da proteção à criança.
  5. Entretanto, os mecanismos de implantação são fracos. No plano regional, os resultados são mais palpáveis, como no Conselho da Europa, ou ainda no âmbito da OEA. Como os direitos do homem visam à própria relação política estado-pessoa, são difíceis de aceitar. (Arquivos, do Ministério da Justiça, com adaptações)
(AFTN) Nas questões de números 152 a 159, cada um dos textos contém um erro, que pode ser de natureza gramatical, de propriedade vocabular ou de adequação ao estilo culto e formal da língua. Identifique, entre os itens sublinhados, aquele que deve ser corrigido para que a sentença onde ele ocorre se torne correta e adequada:

152. "Encontrar seu meio de expressão próprio (1) é problema sério para um artista. Casos têm havido (2) em que, até o (3) envelhecer, o artista não o encontra. Em nossos dias, isso é menos freqüente, (4) pela simples razão de que a tendência dominante não é a do confinamento individual em um só gênero ou ramo, mas a da experimentação generalizada de todos ou de muitos, simultaneamente. (5) (Mário Pedrosa - adaptação)
a) 5 d) 2
b) 4 e) 1
c) 3

153. Uma das coisas que impacientava (1) o insigne mestre era a infinita multiplicação, banalizadora e insípida, de textos que tentam justificar-se pelas referências acumuladas a outro e outros, (2) como se o simples número dos ecoados (3) pudesse (4) emprestar-lhes algum valor e revestir-lhes (5) da eredição.
a) 3 d) 4
b) 2 e) 5
c) 1

154. Brasileiros e latino-americanos (1) fazemos (2) constantemente a crítica da prevalecência (3) dos modismos estrangeiros nas nossas manifestações culturais cotidianas, de (4) que é exemplo notório o Papai Noel enfrentando a canícula (5) em roupa de esquimó.
a) 4 d) 1
b) 3 e) 5
c) 2

155. A (1) beleza clássica, única e soberana, sancionada (2) pela consagração dos tempos, o século XVIII contrapõe, a um só tempo, a diversidade dos estilos, a originalidade do gênio e a individualidade do gosto. Força inesgotável, o poder criador suscita (3) uma multiplicidade de formas que
não se deixam (4) reduzir. Avalizado (5) pelo sentimento, o elo torna-se aquilo que agrada a mim e aos homens de uma determinada época: o moderno.
a) 2 d) 4
b) 1 e) 3
c) 5

156. Não (1) raras vezes nos acreditamos a sós (2) com a obra que admiramos. Mas isso é ilusório. Entre eu (3) e a obra há sempre uma presença: as outras e meu conceito de arte. Julgo amar sem razão; contudo, saiba-o (4) eu ou o ignore, a percepção artística equivale sempre às (5) vozes de uma consciência.
a) 5 d) 2
b) 4 e) 1
c) 3

157. Os ensaios de Celso Cunha sobre o ritmo poético das cantigas trovadorescas vêm (1) prestando grande serviço aos editores de textos medievos, (2) de (3) que, se por vezes discordaram de algumas afirmações nele contidas, o (4) fizeram em questões de somenos. (5)
a) 3 d) 5
b) 2 e) 4
c) 1

158. Nas reuniões da APM os pais se mostram mais ansiosos por (1) saber do (2) desempenho escolar de seus filhos do que por (3) conhecer os objetivos que se pretendem (4) sejam (5) alcançados pelos alunos no processo de sua aprendizagem.
a) 4 d) 1
b) 3 e) 5
c) 2

159. "Ao receber dos seus colegas da França a informação de (1) que Nahas estivera (2) em Paris e, em seguida obtera (3) da Justiça francesa a ajuda de uma ordem de prisão do foragido, imediatamente Romeu Tuma revelou esses (4) fatos em uma (5) entrevista". (Folha de São Paulo, 01/10/89, p. A-5)
a) 2 d) 4
b) 1 e) 3
c) 5

(AFTN) Nas questões 160 e 161, marque o conjunto de palavras que preenche as lacunas do texto, com correção gramatical e adequação à modalidade padrão da língua:
160. "Como profissional de comunicação, com alguma experiência em seu uso na política, tenho dificuldade em compreender o que pretendem os candidatos. Enganar-nos? Creio que é isso. Não.......... basta nada .......... . Dizem .......... . Uns, .........., de fato, nada têm a propor ou oferecer. Outros, .......... sabem falar." (S. Farhat)
a) lhes - terem a dizer - mal - porquê - mal
b) lhes - ter a dizer - mal - porque - mal
c) nos - termos a dizer - mau - porque - mal
d) lhos - ter a dizerem - mau - porquê - mau
e) lhos - terem a dizer - mau - porque - mau

161. "............ existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra liberdade, pois ............ se ............ escrito poemas e hinos, ............ se ............ levantado estátuas e monumentos, .............. se ............ até morrido com alegria e felicidade." (Cecília Meirelles)
a) Deve - dela - tem - por ela - tem - para ela - tem
b) Deve - sobre ela - têm - a ela - têm - por ela - tem
c) Devem - sobre ela - têm - para ela - têm - por ela - tem
d) Parece - com ela - tem - com ela - tem - por causa dela - tem
e) Devem - dela - têm - para ela - têm - por causa dela - têm

162. (AFTN) Assinale, entre as substituições propostas, a que corrige adequadamente o erro do trecho seguinte:
"Se alguém se deter em olhar na tevê, detalhadamente, o rosto do presidente Fernando Collor, vai verificar que estão aparecendo alguns fios de cabelos brancos em sua cabeça." (Jornal de Brasília, 26/03/91, p. 7)
SUBSTITUIR: POR:
a) alguns fios de cabelos brancos algumas cãs
b) em sua cabeça em suas têmporas
c) deter detiver
d) tevê televisão
e) em olhar a observar

163. (AFTN) Assinale o trecho construído em linguagem escorreita, segundo o padrão oficial da Língua Portuguesa:
  1. Ontem, a Câmara Legislativa suspendeu o pagamento da taxa de Licenciamento. Agora, todo veículo que tiver com o IPVA em dia, seguro obrigatório e nenhuma multa pendente estará automaticamente licenciado.
  2. Por um erro de avaliação, o lugar reservado para a cerimônia foi o auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, com capacidade máxima para 500 pessoas, embora houvessem mil.
  3. Ao prestar depoimento, Carlos Fernando disse que agia com outro traficante, que a polícia prefere manter sigilo, para não prejudicar as investigações.
  4. O manifesto defende a universidade pública e gratuita, pois é esta que pode, junto com o ensino de primeiro e segundo graus e outros setores da sociedade brasileira, oferecer os conhecimentos e meios para as transformações necessárias.
  5. Se ver atendidas essas reivindicações, Genebaldo acha que dá para negociar os atuais patamares de reajustes, No entanto, o parlamentar acha pouco os 20 por cento oferecidos aos servidores.
164. (AFTN) Marque o segmento que apresenta completa correção gramatical, adequação aos princípios de coerência e consistência de argumentos:(Extraído de documento de uma Associação de Servidores)
  1. O convênio com empresas é de grande valia, inclusive durante a greve de Rodoviários, pois permite a que os usuários cheguem normalmente ao local de trabalho.
  2. O nível de participantes nas atividades desportivas tem sido bastante satisfatório, isto é, em grande quantidade / qualidade e dedicação, onde as pessoas que dirigem os eventos possuem larga experiência no assunto.
  3. Temos procurado trabalhar de forma séria e dedicada, buscando sempre a satisfação da coletividade, pois, possuímos mais de 2.000 (dois mil) associados.
  4. Ao se associar V. Sa. imediatamente gozará de todos os benefícios, como por exemplo quando é feita uma consulta médica o ganho é claro e evidente.
  5. Esta Associação é uma entidade de caráter eminentemente social, sem fins lucrativos, que baseia seus serviços precipuamente nas áreas de saúde, comércio, transporte e lazer.
165. (AFTN) Indique a opção que melhor reformula o trecho abaixo, em termos de adequação à norma culta, concisão e eficiência comunicativa: "Ao final de cada exercício apresentamos balanço para após minuciosa apresentação / explicação e aprovação em assembléia." (Extraído de comunicado de uma Associação de Servidores)
  1. Ao final de cada exercício, apresentamos o balanço financeiro para apreciação dos sócios e posterior aprovação em assembléia.
  2. Ao fim de cada exercício, apresentamos um balanço para, após minuciosa explicação, sua aprovação em assembléia.
  3. No final de cada gestão administrativa, é divulgado balanço cuja apresentação e explicação minuciosa é aprovado em assembléia.
  4. Ao término de cada gestão administrativa, apresentamos balanço financeiro para após aprovação em assembléia, com minuciosa apresentação e explicação dos sócios.
  5. É compromisso desta Associação apresentar aos seus digníssimos sócios, ao final de cada mandato de sua direção, um balanço minucioso de todo o dinheiro que entrou e saiu, para após apresentação / explicação, votação em assembléia.
(AFTN) Nas questões 166 a 168, marque o texto que contém erro de estruturação sintática:
166.
  1. Duas escolas do pensamento econômico tiveram grande influência no desenvolvimento das teorias demográficas a partir do início do século XIX até 1870, aproximadamente: a Escola Clássica da Inglaterra e seus equivalentes na Europa Continental e na América, e os escritores ou tratadistas socialistas e marxistas.
  2. A teoria dos tratadistas da Escola Clássica fundamentavam-se em argumentos mais objetivos que os de Malthus, como a tese de que o crescimento da população tende a diminuir os salários e a criar a pobreza.
  3. Os argumentos desses estudiosos baseavam-se geralmente nas leis de rendimento dos diversos ramos da atividade econômica, particularmente no rendimento decrescente da agricultura.
  4. Entretanto, para alguns, como James Mill, os avanços tecnológicos nos processos de produção exerceria uma ação compensadora na relação população-salários e permitira aumentos demográficos sem se agravasse a situação econômica e social da população.
  5. Esta continuaria a desfrutar um nível de bem-estar médio aceitável.
(Manuel Augusto Costa, com adaptações)

167.
  1. A partir da segunda metade do século XVIII, foi cada vez maior o número de autores de estudos econômicos e sociais que se opunham à teoria de que o crescimento da população era vantajoso e de que o Estado deveria fomentá-lo.
  2. Os principais estudos e opiniões de que a população dependia dos meios de subsistência partiram principalmente da Inglaterra, França e Itália, onde os opositores das teorias mercantilistas não confiavam em geral na capacidade de ação do Estado para aumentar os meios de subsistência e melhorar a sorte da população.
  3. Surgiu assim um amplo debate, durante o qual alguns autores ingleses se opuseram a que se adotasse medidas para socorrer os pobres, argumentando que, dessa forma, estariam aumentando a irresponsabilidade da mão-de-obra, a má utilização dos recursos e aumentando a pressão demográfica sobre os meios de subsistências.
  4. Nessa ocasião, Malthus escreveu o primeiro ensaio sobre princípios de população.
  5. Essa obra foi basicamente uma crítica às teses do perfeccionismo do homem elaboradas por Condorcet, e à proposta do sistema igualitário de Godwin, que opinava terem os vícios da humanidade suas origens nas instituições sociais. (Manuel Augusto Costa, com adaptações)
168.
  1. A escassa literatura existente sobre o desenvolvimento da urbanização brasileira no século XIX tem enfatizado quase que exclusivamente os aspectos quantitativos ligados à evolução e às mudanças, no número e no tamanho das suas cidades.
  2. Alguns poucos ensaios que pretendem ser mais abrangentes procuram inter-relacionar o processo da urbanização com as mudanças de natureza sócio-econômica ocorridas durante o mesmo período.
  3. Outros estudos existem e a rigor só tratam do fenômeno da urbanização de forma subsidiária, apesar das reais contribuições que trazem para o avanço dos conhecimentos da área.
  4. Nos trabalhos sobre a urbanização, é mais comum encontrar análises do fenômeno da América Latina, como um todo, onde o Brasil aparece diluído nas tabelas e interpretações genéricas, que se buscam para a região toda.
  5. Por outro lado, as pesquisas realizadas sobre a demografia histórica urbana do Brasil não ultrapassam a dezena, apesar de a crescente aceitação dos estudos de demografia retrospectiva que é evidenciada nos últimos anos. (Maria Luiza Marcílio, com adaptações)
(AFTN) Nas questões 169 a 171, identifique o item sublinhado que contém erro de natureza ortográfica ou impropriedade vocabular e marque a letra correspondente:

169. O fortalecimento dos estados nacionais, quando o estudo de territórios tornou-se um dos pilares dos estudos geográficos, e o sistema escolar, que serviu de local para a incultação (A) da ideologia patriótica e nacionalista constituíram (B) a base sobre a qual se construiu a geografia. Nessa perspectiva, a ciência geográfica fez repousar sua tradição no estudo das áreas (continentes, países, regiões) diferenciadas (C), e isto (D) lhes (E) garantiu grande importância no século passado e nas primeiras décadas deste século. (João Rua, com adaptações)
a) A d) D
b) B e) E
c) C

170. A cada dia cresce em intensidade o interesse mundial em torno da proteção aos direitos humanos. E, em conseqüência, novas teorias humanitárias e conceitos sobre hipóteses emergentes (A) de violação dessas prerrogativas essenciais irrompem (B) em sucessão surpreendente. Ainda a pouco (C), no âmbito do seminário "Os direitos humanos após Viena: a incorporação das normas internacionais de proteção ao Direito Brasileiro", promovido pelo Instituto Interamericano (D) de Direitos Humanos, diversas abordagens originais ao tema (E) despertaram grande atenção dos participantes do evento. (Josemar Dantas, com adaptações)
a) A d) D
b) B e) E
c) C

171. Podemos diferenciar os interesses meta-individuais (A) a serem (B) defendidos pelo Ministério Público nas ações civis públicas em três espécies: I) interesses difusos - caracterizados pela impossibilidade de determinação da coletividade atingida pelo ato ou procedimento lesivo ao ordenamento jurídico, das quais (C) decorre inexistência de vínculo jurídico entre os membros da coletividade atingida ou entre estes e a parte contrária, autora da lesão; II) interesses coletivos - caracterizados pela existência de vínculo jurídico entre os membros da coletividade afetada pela lesão e a parte contrária, origem do procedimento genérico continuativo que afeta potencialmente todos os membros dessa coletividade, presentes e futuros, passíveis (D) de determinação; III) interesses individuais homogêneos - decorrentes de uma origem comum, fixa no tempo, correspondente a ato concreto lesivo ao ordenamento jurídico, que permite a determinação imediata de quais (E) membros da coletividade foram atingidos. (Ives Gandra da Silva Martins, com adaptações)
a) A d) D
b) B e) E
c) C

(AFTN) Leia o trecho abaixo para responder às questões 172 e 173:
O lazer era parte integrante da cultura caipira; condição sem a qual não se caracterizava, não devendo, portanto, ser julgado no terreno ético, isto é, ser condenado ou desculpado, segundo é costume.
Ele se encontrava, aliás, por assim dizer racionalizado graças à observância dos dias de guarda - os dias desastrosos, nos quais se acredita que o trabalho pode causar prejuízo grave, devido ao desrespeito pela norma religiosa. Menos a ela, porém, do que a um calendário especial, nem sempre coincidindo com o estabelecido pela Igreja, pois quando esta restringiu o número de dias santificados, o caipira continuou a seguir a tradição. (Antônio Cândido. Os Parceiros do Rio Bonito - Estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida, SP, Duas Cidades, 1977)

172. Indique a substituição proposta para os segmentos sublinhados que resulta em erro morfossintático ou semântico:
  1. O lazer era parte integrante da cultura caipira; condição sem a qual não se caracterizava, ... (sem cuja condição não se caracterizava, ...)
  2. ... segundo é costume ( ... conforme é usual)
  3. - os dias desastrosos, nos quais se acredita que o trabalho pode causar prejuízo grave, ... ( em que o trabalho, acredita-se, pode causar prejuízo grave, ...)
  4. ... pois quando esta restringiu o número de dias santificados, ... (limitou)
  5. Ele se encontrava racionalizado graças à observância dos dias de guarda ... (em virtude do hábito de não se trabalhar nos feriados religiosos...)
173. Indique a afirmação errada:
  1. O sujeito de "não se caracterizava" é lazer.
  2. O termo "portanto" equivale, no trecho, a por conseguinte.
  3. "dias desastrosos" é expressão sinônima de "dias de guarda".
  4. em "Menos a ela", o pronome se refere a "observância dos dias de guarda".
  5. "esta" refere-se ao termo "Igreja".
174. (FGV) Leia atentamente: "Têm havido algumas advertências aos civis ou à sociedade civil..." Há um erro de acentuação no termo sublinhado, pois na frase acima:
a) o sujeito é sociedade civil
b) o verbo haver é impessoal
c) o sujeito de ter é advertência
d) o verbo ter é pronominal
e) o verbo haver foi empregado impessoalmente

175. (UNIP) Em "Ainda havia riscos de racionamento de combustíveis, por que já fazia alguns meses que o mau desempenho da produção era sentido pelos plantadores de cana", há um erro que será corrigido, se trocarmos:
a) havia por existiam d) mal por mau
b) porque por porquê e) por que por porque
c) fazia por faziam

176. (CESGRANRIO) Assinale a única opção gramaticalmente correta:
a) Os caminhos porque passamos eram sombrios.
b) Assististe ao espetáculo? Assisti-lhe.
c) Volte que o país está lhe ordenando.
d) Refiro-me à opinião dele e não a dela.
e) Eis os países à que fizemos restrições.

177. (UNIRIO) Assinale a opção inadequada, quanto à sintaxe, na frase: "(...) a pilha dos jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada":
  1. O pronome os está mal empregado: deveria ser a, para concordar com pilha
  2. O sujeito do verbo guardou é simples
  3. De jornais é adjunto adnominal
  4. Os é complemento de verbo transitivo direto
  5. Ali e no chão são modificadores de um verbo elíptico
178. (TRE-ES) "Eu passo no subúrbio. Se eu .......... lá, .....
a) passei d) passace
b) passava e) paçasse
c) passasse

179. (BB) Havia pobres e ricos na festa de ontem. Na frase, o verbo está no singular porque:
a) a concordância é facultativa
b) concorda com o sujeito oculto
c) há um erro de concordância
d) é impessoal
e) o sujeito é indeterminado

180. (FARIAS BRITO) "O resto eram festas de igreja, em que o Estado não se metia, ou datas pessoais que encorajavam o menino a faltar à escola...". (Carlos Drummond de Andrade: Fala, Amendoeira) O verbo "eram", nesse texto:
  1. concorda com "festas", porque é sujeito e está no plural
  2. concorda com o predicativo, no plural, por atração
  3. está no plural porque "o resto" tem valor coletivo e significa "as outras coisas"
  4. está no plural porque deve ter havido erro de revisão tipográfica
  5. está no plural porque esse período se refere às "datas pessoais", no plural
181. (FUVEST) Leia as frases seguintes e assinale a que está correta:
a) A jovem que eu lhe falei à pouco vai ser entrevistada.
b) A jovem que a pouco foi entrevistada é aquela que eu lhe falei.
c) A jovem de cuja eu lhe falei há pouco é aquela que foi entrevistada.
d) A jovem que há pouco foi entrevistada é aquela de que eu lhe falei.
e) A jovem que há pouco foi entrevistada é aquela que eu lhe falei.

182. (TTN) Indique a letra que corresponde a erro de natureza ortográfica ou gramatical ou a alguma impropriedade vocabular: Os que proclamaram os chamados direitos do homem e recomendaram a sua disseminação (A) na face da Terra, principalmente no seio da mocidade, deviam estar bem seguros da própria sinceridade e da pureza dos seus propósitos. Porque (B) os que muito sofreram podem aceitar um consolo, mas não suportam um engano. Devemos ter bem presente de que (C) a mocidade que (D), enlevada e confiante, ouve falar em direitos humanos, é a mesma mocidade que lutou numa guerra total para que a humanidade desfrutasse mil anos de paz, e já agora começa a ouvir rumores de guerra. É a mesma mocidade que conserva vivas (E) as promessas que ouviu. (Alcides Carneiro, com adaptações)

183. (TTN) Indique o trecho que contém erro de estruturação sintática:
  1. O que é a sociedade brasileira enquanto sociedade autoritária? É uma sociedade que conheceu e conserva a cidadania como privilégio de classe, fazendo-a ser uma concessão regulada e periódica da classe dominante às classes sociais.
  2. É uma sociedade na qual as diferenças e assimetrias sociais e pessoais são imediatamente transformadas em desigualdades, e estas, em relação de hierarquia, mando e obediência.
  3. É uma sociedade na qual as leis sempre foram armas para conservar privilégios e o melhor instrumento para repressão e a opressão, situação claramente reconhecida pelos trabalhadores, quando afirmam que "a justiça só existe para os ricos".
  4. Nessa sociedade não existem nem a idéia nem a prática da representação política autêntica, o que marca profundamente a vida intelectual e artística, os intelectuais - na maioria oriundo das classes médias urbanas - oscilando entre a posição de ilustrados e de revolucionários, mas sempre fascinados pelo poder.
  5. É uma sociedade, conseqüentemente, na qual a esfera pública nunca chega constituir-se como pública, donde o fascínio dos teóricos pelos modelos tecnocráticos que lhes parecem dotados de impessoalidade necessária para definir o espaço público. (Marilena Chauí, com adaptações)
184. (AFTN) Assinale o período que tem melhor redação considerando correção, clareza, concisão e ênfase:
  1. Temos maquinária que V. Sa. necessita. Não compre sem consultar nossos preços. Enviaremos a V. Sa., detalhado projeto com o orçamento respectivo, pelo correio.
  2. Não compre sem consultar nossos preços. Queira comunicar-nos o que lhe falta e, pela volta do correio, terá um detalhado projeto com o respectivo orçamento.
  3. Se V. Sa. comunicar-nos o que vos falta, atenderemos com a máxima presteza e a maior boa vontade. Nossos preços são sem concorrência e nosso serviço é rápido e perfeito. Enviaremos catálogo de material com o respectivo orçamento.
  4. Via postal, enviaremos a V. Sa. um detalhado projeto de orçamento respectivo para que os Senhores verifiquem a competitividade de nosso material. Não compre sem consultar nossos preços.
  5. Preços sem concorrência! Serviço rápido e perfeito! É o que lhe oferecemos, juntamente com um detalhado projeto e respectivo orçamento, via postal. Comunique-nos o que falta a V. Sa! Não compre sem consultar nossos preços.
(AFTN) Nas questões 185 a 187, identifique o item sublinhado que contém erro de natureza ortográfica ou gramatical ou impropriedade vocabular, e marque a letra correspondente:

185. Os estudiosos de nossa língua nem sempre se revelam concordes no que se refere ao enquadramento de alguns fatos do português do Brasil atual como sendo, necessariamente, remanescências do português arcaico. São de Ruy Barbosa, por exemplo, essas palavras: "Costumam todos os filólogos designar por brasileirismo (e em tal conta sempre o tive) (A), até não (B) muito o uso do pronome pessoal ele, ela, eles, elas como objeto do verbo: ‘Eu vi ele. Eu deixei ele.’ Dessa prática, entretanto, bastantes casos (C) se me depararam (D) nos clássicos mais antigos." Ruy acabara chegando, portanto, a conclusão de que (E) essa sintaxe popular não passa de uma sobrevivência, no Brasil, de antiga construção lusitana. (Luís Carlos Lessa, com adaptações)
a) A d) D
b) B e) E
c) C

186. Hoje que a ciência da linguagem investiga os fatos sem deixar-se pear por antigos preconceitos, já não podemos levar as chamadas partículas de realce à conta de superfluidades (A) nem ainda atribuir-lhes papel decorativo, o que seria contra-senso (B), uma vez que rareiam no discurso eloqüente e retórico e se usam (C) a cada instante justamente no falar desativado de todos os dias.
Uma cousa é dirigirmo-nos à coletividade, a pessoas desconhecidas, de condições diversas, e que nos ouvem caladas; outra cousa é tratar alguém de perto, falar e ouvir, e ajeitar a cada momento a linguagem em atenção a essa pessoa que está diante de nós, para que fique sempre bem impressionada com as nossas palavras.
É esta situação, ou melhor, são as várias cambiantes de situação existentes no diálogo, na conversação, no trato familiar, que determinam o uso dessas expressões concisas, alheias, talvez, à parte informativa, mas capaz (D) de conseguir intuitos que palavras formais não conseguiram. Chamemos-lhes (E) expressões de situação. (Manuel Said Ali; com adaptações)
a) A d) D
b) B e) E
c) C

187. Não reside o estilo na beleza ou na graça, mas na força e ainda na grosseria e rudeza da força. Suave ou rústica, polida ou tosca, pouco importa. Almas que sofrem são de si mesmas (A) sonoras, como cordas que, se acaso tremem e vibram, apagam-se e fundem-se indecisas no ar. As dores que o espírito tornou mudas para os profanos não emudeceram; em seu recolhimento espalharam-se pelo cristal d’alma as suas ressonâncias.
O nosso exemplo clássico é Frei Luís de Souza, reputado o maior dos nossos estilistas e também um dos homens de mais férrea vontade e caráter da nossa raça. Até hoje ignora-se a causa que levara aquele homem de guerra, como ele o foi, a ele e a esposa (B), a separarem-se ambos e buscarem, cada um, a soledade dos claustros (C).
A música e a sonoridade da sua arte sempre nos diz (D) alguma cousa daquele mistério.
A sua alma é numerosa, musical, afinada a todos os sopros, como harpa eólia; qualquer assunto que a toque quebra-se e desfaz-se em ritmos; idéias que por ela passem saem já com as suas curvas e suas eclipses curtas, como se foram (E) mundos despegados de um sol, no momento da criação deles. (João Ribeiro; com adaptações)
a) A d) D
b) B e) E
c) C

188. (AFTN) Indique a letra que contém a proposição correta em relação aos três trechos abaixo (adaptados de Folha de São Paulo, de 26.07.93):
  1. Auditoria do TCU revela que o coordenador de merenda escolar do Estado X criou duas empresas particulares. Em uma aparecia como proprietário e em outra como procurador, dotado de plenos poderes.
  2. Em auditoria efetuada pelo TCU, verificou-se que o coordenador de merenda escola do Estado X criara duas empresas particulares, das quais uma era o proprietário e da outra era o procurador, com plenos poderes.
  3. Equipe de auditores do TCU constataram que o coordenador de merenda escolar do Estado X criou duas empresas particulares, cujo proprietário e procurador plenipotenciário de uma delas era ele próprio.
a) Nenhum dos três segmentos apresenta erro de linguagem
b) Apenas o trecho 1 está vazado em linguagem escorreita
c) Há erro de linguagem nos trechos 1 e 2
d) Todos os trechos contêm erro de linguagem
e) O trecho 3 é o único que apresenta erro de linguagem

(AFTN) Nas questões 189 e 190, marque o segmento do texto que contém erro de estruturação sintática ou semântica:
189.
  1. Eis uma realidade fortemente provável: os homens devem falar desde que existem como homens, ter-se-ão multiplicado e progressivamente dividido em grupos, grupos que, falando ao tempo da divisão a mesma língua, em breve, por não mais se intercomunicarem, modificam sua língua, nova, temporalmente, em relação às outras;
  2. A partir de certo momento da ocupação do planeta pelo homem, esse processo de contínua diferenciação lingüística (com desaparecimentos conjunturais de línguas e seus usuários) se saturou, em alguns pontos do ecúmeno, coexistindo, nesses lugares e a partir de então, com o processo de unificação lingüística;
  3. Essa expressão pode induzir à suposição de que, confrontando-se povos com línguas diferentes (oriundas ou não da mesma genealogia), ocorra a fusão de duas línguas numa só;
  4. Isso, a ter ocorrido, parece ter sido exceção, e exceção muito rara. O "normal" aos processos de unificação lingüística parece ter sido que um grupo - povo, nação, gente, clã - acabasse por sobrepor a sua língua a dois, cinco, dez, grupos cujas línguas desapareciam mais ou menos, deixando elementos vestigiais na língua perdurante, sobretudo no léxico;
  5. Unificações desse tipo, mais ou menos numerosas, ocorreram na história humana pelo menos a mais de oito mil anos, mais ou menos documentadas diretamente. (Antônio Houaiss, com adaptações)
190.
  1. É de crer que o fenômeno de emergência de uma "língua geral" tenha ocorrido em mais de um ponto do território brasileiro;
  2. Dois casos são incontroversamente documentados: um é de José de Anchieta, a Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil, só publicada em 1595 em Coimbra, quando se sabe que tivera elaborações e prestava serviço bem antes;
  3. Outra é de Luís Vicêncio Mamiami, Arte de gramática da língua brasílica da nação cariri só publicada em Lisboa em 1699, embora hajam levantamentos de gramáticas e léxicos de muitas outras línguas indígenas, que Darcy Ribeiro balanceou em l954;
  4. Mas há referências a línguas gerais de base africana em vários pontos do País, línguas essas que, por forte presunção, eram a dos quilombos, que desde o século XVI se multiplicaram no território, quilombos que, quando não intercomunicantes, não teriam por que ter a mesma língua geral de base africana;
  5. E na Bahia, em Salvador em particular, o nagô chegou a ser língua comum dos escravos, ou, pelo menos, de muitos escravos. (Antônio Houaiss, com adaptações)


TESTES GERAIS
1 - B 34 - C 67 - D 100 - D 133 - E 166 - D
2 - E 35 - A 68 - E 101 - E 134 - E 167 - C
3 - B 36 - C 69 - E 102 - A 135 - E 168 - E
4 - E 37 - B 70 - C 103 - A 136 - C 169 - E
5 - E 38 - E 71 - E 104 - B 137 - E 170 - C
6 - C 39 - C 72 - D 105 - A 138 - D 171 - C
7 - C 40 - C 73 - E 106 - E 139 - C 172 - A
8 - E 41 - A 74 - B 107 - A 140 - A 173 - D
9 - D 42 - B 75 - A 108 - D 141 - C 174 - E
10 - E 43 - D 76 - E 109 - D 142 - D 175 - E
11 - D 44 - C 77 - D 110 - D 143 - B 176 - C
12 - C 45 - E 78 - C 111 - B 144 - D 177 - A
13 - A 46 - C 79 - E 112 - E 145 - C 178 - C
14 - B 47 - B 80 - E 113 - D 146 - D 179 - D
15 - C 48 - C 81 - B 114 - A 147 - A 180 - B
16 - E 49 - B 82 - B 115 - E 148 - D 181 - D
17 - E 50 - E 83 - C 116 - A 149 - E 182 - C
18 - E 51 - B 84 - C 117 - C 150 - D 183 - D
19 - E 52 - B 85 - C 118 - D 151 - D 184 - B
20 - C 53 - A 86 - D 119 - C 152 - D 185 - E
21 - A 54 - A 87 - B 120 - C 153 - D 186 - D
22 - C 55 - D 88 - E 121 - E 154 - B 187 - B
23 - B 56 - D 89 - E 122 - E 155 - B 188 - B
24 - C 57 - D 90 - E 123 - C 156 - C 189 - E
25 - D 58 - C 91 - D 124 - B 157 - A 190 - C
26 - A 59 - D 92 - D 125 - E 158 - A
27 - B 60 - C 93 - E 126 - B 159 - E
28 - E 61 - A 94 - C 127 - E 160 - B
29 - A 62 - B 95 - D 128 - B 161 - B
30 - B 63 - E 96 - A 129 - C 162 - C
31 - B 64 - E 97 - E 130 - D 163 - D
32 - A 65 - B 98 - B 131 - E 164 - E

33 - D 66 - E 99 - A 132 - D 165 - A 

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