Total de visualizações de página

POR APENAS UM PIX DE UM 1.00 REAL . VC PODE AJUDAR A MANTER ESSE BLOG.

POR APENAS UM PIX DE UM 1.00 REAL . VC PODE AJUDAR A MANTER ESSE BLOG.
EXISTE UM CUSTO PARA MANTER ESSE BLOG COMO : INTERNET, MATERIAL, ARMAZENAMENTO DOS ARQUIVOS NO DRIVE DO GOOGLE POIS AGORA TUDO TEM UM CUSTO OBRIGADA.

sábado, 21 de dezembro de 2013

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - 05

  INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - 05








CONVERSA DE BOTEQUIM

Noel Rosa e Vadico

Seu garçom faça o favor de me trazer depressa
uma boa média que não seja requentada,
um pão bem quente com manteiga à beça,
um guardanapo e um copo d´agua bem gelada.
Feche a porta da direita com muito cuidado,
que não estou disposto a ficar exposto ao sol.
Vá perguntar ao seu freguês do lado
qual foi o resultado do futebol . . .
Se você ficar limpando a mesa,
não me levanto nem pago a despesa.
Vá pedir ao seu patrão
uma caneta, um tinteiro, um envelope e um cartão.
Não se esqueça de me dar palito
e um cigarro pra espantar mosquito.
Vá dizer ao charuteiro
que me empreste umas revistas,
um cinzeiro e um isqueiro . . .
Telefone ao menos uma vez
para 34-4333
e ordene ao seu Osório
que me mande um guarda-chuva
aqui pro nosso escritório.
Seu garçom, me empreste algum dinheiro,
que eu deixei o meu com o bicheiro.
Vá dizer ao seu gerente
que pendure esta despesa
no cabide ali na frente . . .


  EXERCÍCIOS

1) O boêmio mostra ser possuidor de dois hábitos ou vícios tipicamente brasileiros.  Quais?

2) O sambista era freguês habitual de botequim.  Por sua conversa, vê-se que conhecia os truques e os ardis desse mister.  Assinale a expressão que não caracteriza um desses truques.

a) Média requentada.
b) Pão dormido.
c) Manteiga escassa.
d) Água bem gelada.
e) Limpar a mesa com o freguês sentado.

3) O boêmio pretendia demorar-se bastante.  Assinale a passagem que sugere esta intenção.

a) "... faça o favor de me trazer depressa uma boa média"
b) "Não se esqueça de me dar palito..."
c) "Seu garçom, me empreste algum dinheiro..."
d) "Vá pedir ao seu patrão uma caneta, um tinteiro, um envelope e um cartão..."
e) "Vá dizer ao seu gerente que pendure esta despeda no cabide ali na frente."

4) Percebe-se no boêmio um sentimento de irritação e represália quando:

a) o garçom fecha a porta da cozinha.
b) o charuteiro não lhe manda as revistas.
c) imagina que a média está requentada.
d) o garçom fica limpando a mesa.
e) nota a falta do guarda-chuva.

5) Serviria para espantar mosquito:

a) o guardanapo.
b) a fumaça do cigarro.
c) o cigarro.
d) o palito.
e) revista.

6) Em certa parte da conversa, dá o sambista à sua mesa de botequim uma denominação curiosa.  Assinale as palavras do texto que justificam esta designação.

a) Charuteiro, revistas, mosquito, isqueiro.
b) Sol, gelada, futebol, despesa.
c) Caneta, tinteiro, envelope, cartão.
d) Freguês, garçom, patrão, gerente.
e) Bicheiro, futebol, guarda-chuva, cigarro.

7) O sambista ignorava:

a) o resutado do futebol.
b) a ausência do guarda-chuva.
c) a utilidade do guardanapo.
d) o bicho que deu.
e) que lhe faltava dinheiro.

8) Assinale a expressão popular que pode ser aplicada a uma das passagens do texto:

a) Pôr as barbas de molho.
b) Comer com os olhos.
c) Malhar em ferro frio.
d) Estar na pindaíba.
e) Acender uma vela a Deus e outro ao Diabo.

9) Para um freguês do tipo do sambista, a principal qualidade do garçom teria de ser a:

a) violência.
b) honestidade.
c) paciência.
d) eficiência.
e) modéstia.


10) A sua condição de freguês sem dinheiro:

a) tornou-o humilde e sossegado.
b) não modificou sua conduta arrogante e agressiva.
c) fê-lo ter mais comedimento em suas solicitações.
d) levou-o a tentar a sorte no jogo do bicho.
e) obrigou-o a bajular o garçom e o botequineiro.


GABARITO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - 05


1) Acompanhar / torcer no futebol e jogar no bicho.

2) d

3) d

4) d

5) b

6) c

7) a

8) d

9) c

10) b


Nenhum comentário: