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domingo, 10 de abril de 2016

EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS DIVERSOS - 02



 60 EXERCÍCIOS de PORTUGUÊS  DIVERSOS - 02



01) (CÂM.DEP.) Dadas as assertivas:
1)     O mau funcionário extorquiu dinheiro do cidadão.
2)     Passou maus bocados com os exames de infravermelho e infrasom.
3)     Havia muitas pessoas na lesta, mas poucas conhecidas.
4)     Advém daí, todas as desgraças e infortúnios do homem.
5)     Promoção do ano: Toalha a cinco mil cada
Pode-se afirmar que:
a)     somente 1 e 3 estão corretas.
b)     somente 1, 2 e 3 estão corretas.
c)     somente 1, 2, 3 e 5 estão corretas.
d)     todas estão corretas.
e)     todas estão incorretas.

2) (TTN) Assinale o único trecho inteiramente correto.
a)     As regiões de um país funcionam como os jogadores de um time de futebol. Sempre há um que aparece mais; porém, ele não é nada sem os outros.
b)     O país está doente e os sinais confirmam que a cada dia: a fome, a miséria, a corrupção estão cada vez mais piores cm todos os setores.
c)     O Brasil é um país muito grande, não só em extensão territorial mas em diversidade étinico-­cultural.
d)     O que seria da música brasileira sem Gil, Caetano, Milton Nascimento, e tantos grandes compositores espalhados pelo país à fora?
e)     A crise política, econômica e social, afeta interesses de desenvolvimento cultural, de forma a variar as conotações e denotações da linguagem falada e escrita.

3) (CÂM.DEP.) Não ______ eu que ______ o livro; se fosse, ______
a)     foi - tirou – dizer – te - ia
b)     fui - tirei – dir-te-ia
c)     foi - tirou - te diria
d)     fui - tirei - diria-te

4) (TTN) Marque o trecho que contém erro quanto à sintaxe de concordância.
a)  O projeto de integração que vêm realizando as frágeis democracias uruguaia, argentina e brasileira é um esforço inegavelmente significativo para o cone sul.
b)  Há registros de um sistema de exames competitivos elaborado pelos chineses, há mais de 2.000 anos antes de Cristo, para selecionar crianças superdotadas.
c)  Grande número de programas têm sido direcionados, nos EUA, para áreas consideradas prioritárias pelo Estado, como matemática e ciências.
d)  Ignorância, preconceito e tradição mantém vivas uma série de idéias que dificultam a implementação de programas direcionados às crianças superdotadas.
e)  São extremamente importantes, para se criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos superdotados, a criação de uma variedade de experiências de aprendizagem enriquecedoras e estimulantes.

5)     (AFTN) Assinale o trecho construído em linguagem escorreitasegundo o padrão oficial da língua portuguesa.
a)  Ontem, a Câmara Legislativa suspendeu o pagamento da taxa de licenciamento. Agora, todo veículo que tiver com o IPVA em dia, seguro obrigatório e nenhuma multa pendente estará automaticamente licenciado.
b)  Por um erro de avaliação, o lugar reservado para a cerimônia foi o auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, com capacidade máxima para 500 pessoas, embora houvessem mil.
c)  Ao prestar depoimento, Carlos Fernando disse que agia com outro traficante, que a polícia prefere manter sigilo, para não prejudicar as investigações.
d)  O manifesto defende a universidade pública e gratuita, pois é esta que pode, junto com o ensino de 1º e 2º graus e outros setores da sociedade brasileira, oferecer os conhecimentos e meios para as transformações necessárias.
e)  Se ver atendidas essas reivindicações, Genebaldo acha que dá para negociar os atuais patamares de reajustes. No entanto, o parlamentar acha pouco os 20 por Cento oferecidos aos servidores.

6)     (TALCRIM) ...de por-nos em relação com a nossa natureza... (1.32); se, em lugar do pronome de primeira pessoa do plural nostivéssemos o pronome de terceira pessoa do singular masculino, na mesma função sintática, teríamos a forma:
a)     pôr-lhe
b)     pô-lo
c)     pôr-se
d)     pô-los
e)     pôr-lhes

7) (TTN) Assinale o segmento que apresenta defeito de estruturação sintática.
a)  Ligadas ou não ao mundo oficial, as pessoas envolvidas com a cultura têm de capacitar-se de que lhes cumpre atuar na divulgação das produções literárias mais expressivas.
b)  Os escritores têm a consciência de um compromisso com a palavra, com a língua e também com o povo a que estão ligados, que procuram entender e cujo destino preocupa a todos.
c)  Tem-se visto que os parlamentares mais ativos, devido à própria evidência a que os expõe a sua produção, atraem incumbências paralelas, como presidências de comissões, lideranças e outras.
d)  A escolha da profissão, para os jovens, não é um ato simples, o qual se possa chegar sem hesitações e dúvidas.
e)  Os promotores da nossa cultura devem levar a outros povos o Brasil imaginário, elaborado através de seus poetas, dos seus narradores, e sem o qual o país chamado real é quase como se não existisse.

8)     (UFMG) Na frase “Maria do Carmo tinha a certeza de que estava para ser mãe”, a oração em destaque é:
a)  subordinada substantiva objetiva indireta
b)  subordinada substantiva completiva nominal
c)  subordinada substantiva predicativa
d)  coordenada sindética conclusiva
e)  coordenada sindética explicativa

9) (FGV-SP) Assinale a alternativa correta.
a)  É aconselhável, que as crianças viajem sempre no banco trazeiro.
b)  É aconselhável que, as crianças viagem sempre no banco traseiro.
c)    É aconselhável que as crianças viajem sempre no banco traseiro.
d)    É aconselhável, que as crianças viájem sempre no banco traseiro.
e)    É aconselhável que, as crianças viagem sempre no banco traseiro.

10) (FGV-RJ) Assinale a alternativa que completa corretamente as frases:
I) - Cada qual faz como melhor lhe _________________
II)     -O que ____________ estes frascos?
III) -Neste momento os teóricos ________________ os conceitos.
IV) -Eles ________________ a casa do necessário.
a)      convém, contêm, revêem, provêem
b)      convém, contém, revêem, provém
c)      convém, contém, revêm, provém
d)      convêm, contém, revêem, provêem
e)      convêm, contêm, revêem, provêem

11) (FGV-SP) “Com___lentos e elegantes, ela procurava_____ junto______colegas.”
a)     gestos / insinuar-se / aos
b)     gestos / incinuar-se / os
c)     jestos / insinuar-se / dos
d)     gestos / se insinuar / as
e)     jestos / incinuar-se / das

12) (PUC-RS) Foi ___ mais de um século que, numa reunião de escritores, se propôs a maldição do cientista que reduzira o arco-íris ___ simples matéria: era uma ameaça_____poesia.
a)     a-a-à
b)     há-à-a
c)     há-à-à
d)     a-a-a
e)     há-a-à

13)       (FUVEST-SP) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Tomo a liberdade de levar ao conhecimento de V.Exa. que os ____________ que_______ foram encaminhados defendem causa justa e ficam a depender tão-somente de _______ decisão para que sejam atendidos.
a)     abaixos-assinados-lhe-sua
b)     abaixos-assinados-vos-vossa
c)     abaixo-assinados-lhe-sua
d)     abaixo-assinadoos-vos-vossa
e)     abaixo-assinados-lhe-vossa

14)   (UM-SP) A preposição ou a locução prepositiva podem, excepcionalmente, ligar orações. Assinale a alternativa em que isso ocorre.
a)  Por causa da chuva, ali permanecemos até a madrugada.
b)  Fomos à cidade a fim de receber os documentos.
c)  O professor assentou-se e discorreu longamente acerca de Aristóteles.
d)  A casa devia ser construída de acordo com a planta do arquiteto.
e)  Enquanto almoçávamos, os garotos se esconderam atrás da casa.

15) (PUC-SP) “Pode-se dizer que a tarefa crítica é puramente formal.
No texto acima, temos uma oração destacada que é... e um se que e...
a)  substantiva objetiva direta - partícula apassivadora
b)  substantiva predicativa - índice de determinação do sujeito
c)  relativa - pronome reflexivo
d)  substantiva subjetiva - partícula apassivadora
e)  adverbial consecutiva - índice de indeterminação do sujeito

16)   (CÂM.MUN.-RIO) ...que a percebe apenas como meio de ascensão social... (1.32). A forma sublinhada é do pronome pessoal oblíquo de terceira pessoa. Que frase a seguir usa indevidamente um dos pronomes destacados?
a)  Não lhe agrada semelhante profecia?
b)  A resposta do professor não satisfez.
c)  Ajudá-lo-ei a preparar as aulas.
d)  O poeta assistiu-a nas horas amargas.
e)  Eu lhe lembrarei das datas.

17)   (FESP-PE) Em “tudo o que cheira a comida”, o verbo rege a preposição. Em que alternativa não acontece o mesmo?
a)  Isso me cheira a desonestidade.
b)  Ele cheira a farsante.
c)  Cheirou a flor antes de me oferecê-la.
d)  Os detidos cheiravam a entorpecente.
e)  A enxofre cheirava a mina.

18)   (F.OBJETIVO-SP) “___pouco ___ considerar em relação___ quem se comporta tão___”
a)     Há-a-à-mau
b)     Há-a-a-mal
c)     A-há-à-mal
d)     à-à-a-mal
e)     Há-à-à-mau

19) (ITA-SP) Assinale a alternativa correta.
a)  Fazem anos que não te vejo.
b)  Devem haver pessoas honestas lá.
c)  Alvimar ou Caetano será escolhido para o cargo.
d)  Aspiramos um aumento salarial melhor.
e)  Custou-o a entender o que eu dizia.

20) (AFTN) Assinale o segmento que desrespeita a concordância da norma padrão.
a)  Caim, antes e depois de ter matado seu irmão Abel, aparece sempre como superior: sem dúvidas antes, sem arrependimentos depois.
b)  Nas grandes cidades, o excesso de veículos de passageiros congestiona o trânsito principal­mente por volta de meio-dia e meia, visto que bastantes pessoas deixam seu trabalho para almoçarem casa.
c)  Tirante os presbíteros e acólitos, compareceram à cerimônia menos mulheres que homens.
d)  Feitas as pazes, marido e mulher sentaram-se à mesa do bar da esquina e pediram duas Brahmas tão geladas quanto possíveis.
e)  Os setores público e privado devem estar integrados harmonicamente no nível federal, no estadual e no municipal.

21)   (T.CONTAS-ES) “As boas leis contribuem para que se façam outras melhores, as más levam a leis piores.” Assinale o comentário incorreto sobre OS elementos constituintes desse trecho.
a)  A segunda oração do período está na voz passiva pronominal.
b)  Ocorrem elementos antitéticos entre vários segmentos do trecho.
c)  O adjetivo melhores aparece na forma plural para concordar com o objeto direto outras.
d)  A omissão do substantivo leis após o adjetivo más se deve à preocupação com a estética da frase.
e)  O processo de pronominalização evita a repetição de termos no desenvolvimento das frases.

22)   (FASP) Indique a alternativa que permite preencher corretamente os espaços vazios do texto abaixo: Aguardava ___ carta ___ muito tempo e, como não chegasse, ele referia-se,____ todo instante,_____conseqüências desastrosas que ____ demora tenderia____provocar.
a)     a-a-a-às-a-a
b)     a-há-a-às-a-a
c)     a-há-a-as-a-à
d)     a-à-a-as-a-a

23) (S.M.ADM.-RIO) Assinale o comentário correto sobre a forma verbal presente na frase Você foi contemplado!
a)  corresponde à forma composta do pretérito perfeito do indicativo.
b)  apresenta o sujeito Como agente da ação verbal.
c)  constitui um predicado nominal.
d)  está na voz passiva analítica.
e)  faz parte de um predicado verbo-nominal.

24) (T.JUST.-RJ) “Há uma grande chance...”(1.4) e “não há remédio”(1.5). Nos dois casos o verbo haver:
a)  é impessoal, admitindo por isso flexão em todas as pessoas.
b)  admite substituição pelo verbo ter sem alterar o sentido do texto e sem ferir a norma gramatical.
c)  é transitivo direto e aparece em orações sem sujeito.
d)  é intransitivo e está anteposto ao sujeito.
e)  está sempre acompanhado de predicativos.

25)   (FUVEST-SP) “Quanto a mim, se vos disser que li o bilhete três ou quatro vezes, naquele dia, acreditai-oque é verdade; se vos disser mais que o reli no dia seguinte, antes e depois do almoço, podeis crê-lo, é a realidade pura. Mas se vos disser a comoção que tive, duvidai um ROUCO da asserção, e não a aceiteis sem provas.”
Mudando o tratamento para a terceira pessoa do plural, as expressões destacadas passam a ser:
a)  lhes disser; acreditem-no; podem crê-lo; duvidem; não a aceitem
b)  lhes disserem; acreditem-lo; podem crê-lo; duvidam; não a aceitam
c)  lhe disser; acreditam-no; podem crer-lhe; duvidam; não a aceitam
d)  lhe disserem; acreditam-no; possam crê-lo; duvidassem; não a aceiteis
e)  lhes disser; acreditem-o; podem crê-lo; duvidem; não lhe aceitem

26) (COL.NAV.) “Calvino fez da cobrança de juros um esporte legítimo” (§ 11)
Das alterações feitas na sentença acima, aquela em que há erro de concordância nominal é:
a)  Calvino tornou legítimo cobrarem-se juros.
b)  Calvino tornou legítimos os juros cobrados.
c)  Calvino tornou legítima a cobrança de juros.
d)  Calvino tornou a aquisição de títulos e propriedades legítimas.
e)  Calvino tornou a aquisição de títulos e propriedades algo legítimo.

27) (ESFAO) Assinale a única palavra que não tem o mesmo radical de amiga:
a)     amigável
b)     amoral
c)     amável
d)     desamor
e)     inimigo

28) (CEF) Marque a alternativa correta, quanto à classe gramatical do que.
a)     “Sempre se tem que começar...”(1. 1/2) preposição
b)     “... vida-reflexo de tudo que os nossos olhos elegeram ...” (1. 13/14) conjunção coordenativa explicativa
c)     “Que images lindas andam nessa vida!” (1. 15) pronome substantivo indefinido
d)     “Sentimos nas mãos a graça com que elas pousaram na água ...” (1. 16/17) partícula expletiva
e)     “...descobrimos, espantados, que a mocidade foi um jardim...” (1. 21/22) pronome relativo

29) (UN.V.ALMEIDA-RIO) NÃO há sujeito (sujeito inexistente) no período da alternativa:
a)     Em vários sentidos, creio.
b)     Falava nele de maneira diferente.
c)     Felizmente havia um outro lado.
d)     Aquilo nos dá um tipo.
e)     Aliás, repetiu isso muitas vezes, publicamente ou não.

30) (FAE-RIO)
“O observador ... não vê mais o perfil da capela...”
“Descreve-a o romancista...”
“Entretanto a igrejinha tem tanto caráter na sua simplicidade...”
Os verbos destas frases, quanto à predicação verbal, são, respectivamente:
a)     transitivo direto / transitivo direto / transitivo direto e indireto
b)     transitivo direto e indireto / transitivo direto / transitivo indireto
c)     transitivo direto / transitivo direto e indireto / intransitivo
d)     transitivo direto / transitivo direto / transitivo direto
e)     transitivo direto e indireto / transitivo direto / transitivo direto e indireto

31)   (TRE-RIO) Das seguintes alterações processadas na pontuação de passagens do texto, aquela em que há erro é:
a)     O jeito não é uma instituição legal nem ilegal; é “paralegal”.(§ 1)
b)     Estes se governam por relações voluntarísticas; aqueles, por fórmulas impositivas. (§ 2)
c)     O que nos 1eva ora à solução elegante e proveitosa — para os juristas — da mudança da constituição, ora a interregnos deselegantes de ditaduras inconstitucionais. (§ 6)
d)     A curto prazo entretanto pode gerar intolerável tensão institucional, que, não ora a válvula de escape do jeito, arriscaria perturbar o funcionamento da sociedade. (§ 10)
e)     Mas, forçoso é reconhecer, que há raízes sociológicas mais profundas. (§ 14)

32) (ESC.NAV.) Ao lado das palavras abaixo, há a classificação do grupo vocálico existente em cada uma delas. Assinale a alternativa que contém um erro na classificação.
a)     Ruim – ditongo nasal decrescente
b)     Anúncio – ditongo oral crescente
c)     Idéias – ditongo oral decrescente
d)     Quando - ditongo nasal crescente
e)     Constituindo - hiato

33)   (TCE) Todas as frases abaixo estão corretas quanto à concordância, EXCETO uma. Assinale-a.
a)  Resta ainda, em alguns trechos, áreas preservadas.
b)  Foi um agrônomo pernambucano quem nos alertou sobre o que está ocorrendo.
c)  A maior parte das pessoas desconhece o problema.
d)  Alguns de vós acompanham o noticiário sobre o assunto.
e)  Cerca de dois milhões de quilômetros quadrados viraram deserto.

34)   (BANERJ) “Não só não acreditamos em mais nada ou ninguém, como tampouco nos escandalizamos ou nos indignamos.” (§ 1)
Das alterações processadas na passagem acima, aquela em que ocorre substancial mudança de sentido é:
a)  Não acreditamos em mais nada ou ninguém e tampouco nos escandalizamos ou nos indignamos.
b)  Não acreditamos em mais nada ou ninguém, bem como não nos escandalizamos ou nos indignamos.
c)  Não acreditamos em mais nada ou ninguém, nem tampouco nos escandalizamos ou nos indignamos.
d)  Não apenas não acreditamos em mais nada ou ninguém, mas também nos escandalizamos ou nos indignamos.
e)  Não apenas não acreditamos em mais nada ou ninguém, como tampouco nos escandalizamos ou nos indignamos.

35) (UN.E.SÁ-RIO) Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do verbo.
a)  Ele já reaviu o dinheiro do FGTS.
b)  Quando reouvermos nosso dinheiro, compraremos um carro.
c)  Quando ele reaver a casa, poderá mudar-se.
d)  Eles reaveram tudo que foi roubado.
e)  Será difícil eles reavirem o tempo perdido.

36) (AG.FAZ-RIO) Assinale a palavra correta quanto ao emprego do hífen.
a)     anti-jurídico
b)     anti-aéreo
c)     infra-assinado
d)     semi-permeável
e)     neo-clássico

37) (F. RENDAS-RJ) “mantê-los na empresa para fazer face às incertezas da fatal inflação futura.” (§ 7)
Das seguintes alterações da expressão sublinhada acima, aquela em que é obrigatório o emprego do acento indicativo de crase no “as” é:
a)  manter permanentes as incertezas
b)  tornar toleráveis as incertezas
c)  levar a efeito as incertezas
d)  ter em vista as incertezas
e)  pôr freio as incertezas

38) (F.RENDAS-RJ) A alternativa em que ambas as palavras são proparoxítonas, devendo pois, como “álibi”, acentuar-se graficamente é:
a)     inaudito / maquinaria
b)     rubrica / caracteres
c)     interim / prototipo
d)     filantropo / avaro
e)     pudico / ibero

39) (FTE-MG) Examine as frases:
I-      Nem todo político é ____________________ .
II- O ___________ está sempre à nossa volta.
III- Ficamos felizes _____________ ouvimos a notícia.
IV- A firma possuía um _____________ administrador.
V-     Ele fala _________ o inglês.
A série que completa corretamente - pela ordem - as frases acima é:
a)     mal, mal, mal, mau, mau
b)     mau, mal, mal, mal, mal
c)     mau, mal, mal, mau, mal
d)     mal, mau, mal, mau, mal
e)     mau, mal, mau, mau, mau

40) (TELERJ) Em quatro das opções abaixo, a palavra  tem o mesmo sentido e a mesma classificação. Uma das opções, apenas, diverge das demais. Assinale-a.
a)    alguns têm telefone celular.
b)  O telefone celular é  mais um meio de comunicação moderno.
c)  As ligações  devem ser feitas quando houver necessidade.
d)  Não se sinta , use o telefone e aproxime-se de amigos distantes.
e)   alguns números pertencem aos usuários desse sistema.

41) (ESFAO) Das orações abaixo sublinhadas, uma delas destoa das demais, quanto à função:
a)  “Creio que usou delas, em rapaz, entre 1801 e 1812.
b)  “Se pudesse olhar para as moças, veria, ao menos, que era objeto da curiosidade de todas,...”
c)  “Foi o Palha que lhe trouxe um guarda-chuva.
d)  “... e saudava o amigo, dizendo-lhe que viera tarde.
e)  "Sofia tinha ido dizer ao marido que o Rubião acabara de cheear.

42) (UN.E.SÁ-RIO) Assinale a única alternativa que apresenta incorreções quanto à formação do plural:
a)  papeizinhos, avozitos, razõezitas
b)  pãozinhos, florezinhas, ladrãozinhos
c)  amorezinhos, capelãezinhos, arvorezinhas
d)  vulcõezinhos, colarezinhos, girassoizinhos
e)  cafezinhos, capitãezinhos, mamõezinhos

43) (MAG.-MT) Na linguagem formal, o tratamento Vossa Senhoria leva necessariamente ao tratamento seguinte abaixo:
a)     Magnificentíssimo
b)     Excelentíssimo
c)     Eminentíssimo
d)     Ilustríssimo
e)     Meritíssimo

44) (FUVEST-SP) Assinale a alternativa em que o período proposto está corretamente pontuado.
a)  Neste ponto viúva amiga, é natural que lhe perguntes, a propósito da Inglaterra como é que se explica, a vitória eleitoral de Gladstone.
b)  Neste ponto, viúva amiga, é natural que lhe perguntes, a propósito da Inglaterra, como é que se explica a vitória eleitoral de Gladstone.
c)  Neste ponto, viúva amiga é natural que, lhe perguntes a propósito da Inglaterra, como é que se explica a vitória eleitoral, de Gladstone?
d)  Neste ponto, viúva amiga, é natural, que lhe perguntes a propósito da Inglaterra, com é que, se explica a vitória eleitoral de Gladstone.
e)  Neste ponto viúva amiga, é natural que lhe perguntes a propósito da Inglaterra como é, que se explica, a vitória eleitoral de Gladstone?

45) (BANERJ) “Ela termina por afetar nosso próprio caráter, afastando-nos assim do ideal de tornarmos cada vez mais seres éticos e morais” (§ 2)
A alternativa em que foram corretamente substituídas as formas de 1ª pessoa do plural, acima sublinhadas, pelas de 3ª pessoa do plural é:
a)  Ela termina por afetar seu próprio caráter, afastando-lhes assim do ideal de se tornarem cada vez mais seres éticos e morais.
b)  Ela termina por afetar-lhe o próprio caráter, afastando-os assim do ideal de se tornarem cada vez mais seres éticos e morais.
c)  Ela termina por afetar-lhes o próprio caráter, afastando-os assim do ideal de se tornarem cada vez mais seres éticos e morais.
d)  Ela termina por afetar o próprio caráter deles, afastando-os assim do ideal de os tornarem cada vez mais seres éticos e morais.
e)  Ela termina por afetar-lhes o próprio caráter, afastando-lhes assim do ideal de os tornarem cada vez mais seres éticos e morais.

46) (BACEN) Selecione a opção cujas palavras preenchem de forma correta as lacunas do parágrafo abaixo.
............ muitos meses do término da cobrança do imposto - em 31 de dezembro de 1994 -, ainda existem algumas providências..............serem tomadas. Os técnicos preparam,...............alguns meses, uma instrução normativa para obrigar as entidades filantrópicas...............se identificarem junto..........Receita.
a)     Há-à-a-à-à
b)     À-há-há-à- a
c)     A-à-há-à-à
d)     A-a-há-a-à
e)     Há-a-à-a-à

47) (UN.V.ALMEIDA-RIO) Há ERRO de concordância (verbo sublinhado) na seguinte alternativa:
a)     De repente, ouviu-se um gemido e um grito.
b)     Ele saiu de Itabira fazem muitos anos.
c)     Graciliano foi um dos que mais sofreram com a ditadura.
d)     Estava destruída a maioria das fotografias.
e)     Mais de um poema foi publicado naquela revista.

48) (ESPCEX) Considerando o processo de formação de palavras, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
1. derivação regressiva                          a.  subtenente
2.  prefixação                                        b.  rejuvenescer
3.  parassíntese                                    c.  caça
4. sufixação                                          d.  passatempo
5.  composição por justaposição            e:  resvaladiço
Assinale a alternativa que apresenta a numeração em seqüência correta:
a)  a-2; b-l; c-5; d-4; e-3
b)  a-2; b-3; c-1; d-5; e-4
c)  a-1; b-4; c-3; d-2; e-5
d)  a-4; b-3; c-l d-2; e-5

49 (TELERJ) O pronome relativo, indicado entre parênteses, preenche CORRETAMENTE apenas uma das opções. Marque-a.
a)     O problema__________solução fizeram alusão ainda não foi resolvido. (de cuja)
b)     Saber comunicar-se é o _________ todos carecemos. (que)
c)     Há situações mais sérias ___________ causas nos devemos preocupar. (com cujas)
d)     É de futuro o lugar___________almejas. (a que)
e)     As palestras ___________ assistimos nos foram benéficas. (que)
50) (FAE-RIO) “Lembro-me bem do Largo da Glória e da Praia da Lapa da minha meninice.” Se substituirmos a expressão lembro-me bem do pelo futuro do presente simples, atendendo à correta colocação pronominal, temos
a)  hei de lembrar-me bem do
b)  lembrarei-me bem do
c)  lembrar-me-ia bem do
d ) lembraria-me bem do
e)  lembrar-me-ei bem do

EXERCÍCIOS 02
01
A
02
A
03
B
04
E
05
D
06
D
07
D
08
B
09
C
10
A










11
A
12
E
13
C
14
B
15
D
16
E
17
C
18
B
19
C
20
D










21
C
22
B
23
D
24
C
25
A
26
D
27
B
28
A
29
C
30
D










31
E
32
A
33
A
34
D
35
B
36
C
37
E
38
C
39
C
40
D










41
C
42
B
43
D
44
B
45
C
46
D
47
B
48
B
49
C
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