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quarta-feira, 3 de maio de 2017

1º EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA

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VAMOS REVISÃO 







EXERCÍCIOS 1:

1) Treze equipes disputam um campeonato de voleibol, em que cada equipe joga uma vez com todas as outras. Quantos jogos serão realizados nesse campeonato?


  a)17 jogos.    b) 24     c) 26     d) 78



Resolução:



13-1 = 12



13x12 = 156/2 = 78







2)Três agentes revistaram um total de 152 visitantes. Essa tarefa foi feita de forma que o primeiro revistou 12 pessoas a menos que o segundo e este 8 a menos que o terceiro. O número de pessoas revistadas pelo:


 a)primeiro foi 40.    b) segundo foi 50.

 c) terceiro foi 62.    d) segundo foi 54.


3)Um automóvel faz um certo percurso em 2 horas, com velocidade média de 80 km/h. Se a velocidade média fosse de 60 km/h, em quanto tempo faria esse mesmo percurso?


 a)1h:30 m. b) 1h: 55 m c) 2 h: 20 m d) 2h:40 m





4)Em um copo d’água cabem 125 cm³ de água. Meu médico mandou que eu tomasse 2 litros de água por dia. Deverei tomar ___ copos de água.


 a) 12,5.   b)30.   c)25.   d)16.


5)Observe as alturas de 5 jogadores de um time de basquete:

Amaury - 2,04m,


Edson - 1,96m


Carlos - 2,10m,


Sérgio - 1,92m 


e Ubiratan - 2,06m.


A diferença, em centímetros, entre a altura do jogador mais alto e a altura do jogador mais baixo é:


 a)18 b) 19 c) 20 d) 21





6)Um balde com capacidade para 4,8 litros foi utilizado para encher um pequeno reservatório e, para isso, foram despejados o conteúdo de 32 baldes cheios. Se fosse utilizado um balde com capacidade 1/3 maior o total de vezes que seriam despejados o seu conteúdo no reservatório para que ficasse completamente cheio é:


a)24; b)25; c)26; d)27;



7)Um reservatório de água de uma cidade tem a forma de um paralelepípedo retângulo com 5 m de altura e a base com 20 m². Foi detectado um pequeno vazamento no reservatório e a água está saindo na razão de 10 mL/seg. O tempo necessário para que a água desperdiçada seja equivalente a 1,98% da capacidade do reservatório é:


a)5h30min; b)33h30min; c)55h00min; d)330h00min;





8)Levando-se em consideração a história da Matemática como um recurso didático no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática e analisando as afirmativas abaixo:


1- A história da Matemática é uma fonte de problemas práticos, recreativos e curiosos para serem tratados em sala de aula.



2- A história da Matemática é um instrumento para a promoção de um pensamento independente e crítico.



3- A história da Matemática é um instrumento de promoção da aprendizagem significativa e compreensiva.



Concluímos que:

  a)apenas 1 e 2 são verdadeiras;
  b) apenas 2 e 3 são verdadeiras;
  c) apenas 1 e 3 são verdadeiras;
  d) 1, 2 e 3 são verdadeiras.



9)Seja f uma função real, definida por f(x) = ax + b. Se f(1) = 9 e b2 – a2 = 54, então o valor de a – b é igual a:



a)6 b)– 6 c)5 d)– 5



10)A soma de dois números é 70. Adicionando 30% do primeiro com 70% do segundo, obtém-se



43. Quais são os números?



a)65 e 15. b)45 e 25.     c)15 e 55.     d)25 e 45.




Gabarito:

01) D 02) A 03) D 04) D 05) A 06) A 07) C 08) D 09) B 10) C






EXERCÍCIOS 2:


1) Em uma determinada loja um televisor custava R$ 760,00 no ano passado, hoje o mesmo objeto custa R$ 1 .102,00. Qual foi a percentagem de aumento sofrida?


a)54%. b)34%. c)45%. d)69%.




2)Em um mapa geográfico, uma distância real entre dois pontos igual a 10km é representada por 0,5cm. A escala deste mapa é:



 a)1:2.106 b)1:2.105   c)1:2.104 d)1:104





3)A soma das idades de um pai e um filho é hoje 60 anos. Há 5 anos a idade do pai era o quádruplo da idade do filho. Determine as idades de cada um hoje.


a)30 anos e 15 anos. b)45 anos e 15 anos.

c)50 anos e 10 anos. d)48 anos e 12 anos.




4) Seja (x,y,z) a solução do sistema:
1/x + 1/y = 3/2
1/x + 1/z = 4/3
1/x +1/y – 1/z = 7/6


O valor de (x.y.z) é igual a:



a)6 b)6,5 c)7,0 d)7,5





5) Em uma adição de duas parcelas, a primeira é igual a 125 e a segunda é o dobro da primeira. O resultado da soma é:


a)375   b)225   c)250 d)175


6)Em comemoração ao dia da Pátria, realizou-se na quadra da Fundação Banco do Brasil, uma partida de basquetebol feminino disputada por professoras e alunas de uma Escola Municipal de Recife. A professora Karla Patrícia acertou x arremessos de 2 pontos e y arremessos de 3 pontos. Ela acertou, no total, 25 arremessos e marcou 55 pontos. Então, o número de arremessos de 3 pontos que ela acertou foi igual a:


a)5   b)4 c)3 d)2


7)Um time de vôlei ganhou 60% das 45 partidas realizadas pela liga mundial. A quantidade mínima de partidas que esse time precisa jogar para atingir 75 vitórias é:

a)110 b)60 c)167 d)125


8)A soma de três múltiplos consecutivos do número 6 é igual a 90. O maior desses três números é:



a)18; b)24; c)30; d)36;





9)Sabe-se que 8 máquinas, operando 8 horas por dia, durante 8 dias, produzem 8 toneladas de certo produto. Quantas toneladas do mesmo produto seriam produzidas por 12 máquinas daquele mesmo tipo, operando 12 horas por dia, durante 12 dias?

a)12 toneladas; b)30 toneladas; c)27 toneladas; d)16 toneladas.



10)Fernanda é uma professora de matemática que, em um de seus testes, propôs o seguinte problema aos seus alunos:


Cinco operários de uma fábrica levam 5 horas para efetuarem 5 reparos, quando trabalham juntos e de forma ininterrupta. Em quanto tempo 10 operários efetuarão 10 reparos se trabalharem juntos e de forma ininterrupta? Uma solução apresentada por um de seus alunos foi a seguinte:






"Dez operários podem ser pensados como dois grupos de cinco operários que trabalham juntos. Assim, cada um dos dois grupos de cinco operários levará cinco horas para efetuar cinco reparos. Como todos estão trabalhando juntos e ao mesmo tempo, ao final de 5 horas terão sido feitos 10 reparos. A resposta do problema é 5 horas".


A resolução do aluno da professora Fernanda:



  a)está correta e é equivalente à resolução esperada por meio do algoritmo da Regra de Três Composta.



  b)está incorreta, pois não utiliza o conceito de proporcionalidade em lugar algum.



  c)está incorreta uma vez que a resolução por meio da Regra de Três forneceria outro resultado.



  d)Não se aplica ao problema por conta de não utilizar a Regra de Três Direta.



Gabarito:

01) C 02) A 03) D 04) A 05) A 06) A 07) D 08) D 09) B 10) A






VAMOS PRATICAR:


2º EXERCÍCIOS


3º EXERCÍCIOS


4º EXERCÍCIOS


5º EXERCÍCIOS


6º EXERCÍCIOS



SIMULADOS DE MATEMÁTICA EM PDF


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